Ponte DNA

POSSIBILIDADES

Como construir a Ponte DNA

MATERIAIS E FERRAMENTAS

  • 6 troncos robustos para estruturar as traves laterais: dois pares de troncos mais grossos como pilares, e dois para as traves
  • Tocos de mesmo comprimento para a o piso da ponte
  • Para cavar: escavadeira, pá, enxada ou picareta
  • Bastão para firmar a terra ao redor dos pilares
  • Motosserra
  • Lixadeira ou esmerilhadeira com lixa
  • Concreto/areia (opcional)
  • Barra roscada 
  • Furadeira
  • Stain transparente

Passo a Passo

Fixação dos pilares

  • Construir duas traves, com o uso de dois troncos largos como pilares, e dois troncos mais finos como vigas apoiadas entre os dois pilares.
  • Os pilares devem ser enterrados e, opcionalmente, concretados. A profundidade em que o pilar deve ser enterrado é calculada em função da sua altura (ver desenho abaixo).
  • A ponta de uma trave deve ser mais alta em uma extremidade e mais baixa na outra, tendo cada par de pilares alturas simetricamente opostas (o que vai causar a sensação de “torção” na ponte).
  • A altura dos pilares vai determinar a altura do brinquedo, influenciando o acesso e o percurso das crianças.
  • • O segmento a ser enterrado deve receber pintura asfáltica, e a porção que aflora deve receber uma resina impregnante chamada stain, para maior durabilidade das toras. Há no mercado algumas marcas de stain, como Osmocolor ou Polisten.

Fixação da trave

  • A fixação da viga com uma ponta em cada pilar se dá por meio de encaixe e cola de madeira.
  • Se a madeira for arredondada, realizar a fixação com encaixes e barra roscada ou prego.
Desenho esquemático mostra um corte vertical da ponte DNA, com seus pilares, traves e toras. Estão indicadas as seguintes medidas: seção enterrada dos pilares: 0,50 m; seção exposta do pilar mais alto: 1 m. O desenho mostra as barras roscadas para afixar as toras nas traves e pilares, assim como o rebaixo necessário para a cabeça do parafuso, além do encaixe na junção entre as toras e as traves.

Construção do piso da ponte

  • Fixar toras entre as vigas de cada trave, por meio do encaixe entre as madeiras e do uso de barra roscada.
  • Se as toras forem arredondadas, é possível criar rugosidades ou aplainar a superfície, para diminuir a dificuldade no acesso e a travessia do brinquedo.

Impermeabilização da madeira

A casca dos troncos produz um ambiente favorável para organismos decompositores. É necessário tirar a casca  – o que nem sempre é fácil – para aplicar stain, para que as toras durem mais.

É indicado aplicar duas demãos, buscar a máxima impregnação e usar produtos na cor transparente para valorizar o tom original da madeira. 

PONTOS DE ATENÇÃO EM RELAÇÃO À NORMA 1607 DA ABNT

Altura de queda

A norma recomenda que a altura máxima de qualquer brinquedo não exceda 3 m. Sugerimos que a altura máxima da Ponte DNA seja 1 m.

Desenho esquemático mostra corte vertical de uma ponte DNA. O desenho indica a altura de 1 m da parte exposta da ponte, cujo corte vertical permite ver o desnível entre as toras provocado pelas diferentes alturas dos pilares.

Área de impacto de queda

A norma recomenda que todo brinquedo com queda acima de 60 cm tenha uma área livre, sem obstáculos, sobre a qual o usuário possa cair sem se lesionar. O raio dessa área é proporcional à altura do brinquedo. Para um brinquedo com 1 m de altura, como é o caso da Ponte DNA, a área livre deve ter 1,5 m de raio.

Desenho esquemático mostra a uma ponte DNA formada por sete toras. Uma zona hachurada em rosa representa a área de impacto de queda, com raio de espaço livre de 1,5 m ao redor da ponte.

Superfície atenuante

A norma recomenda que todo brinquedo com queda tenha uma superfície atenuante na área livre de impacto. O tipo de material indicado varia de acordo com a altura do brinquedo. No caso da Ponte DNA (altura maior ou igual a 1 m), a superfície atenuante indicada é a grama, embora seja possível utilizar cascas ou lascas de madeira, ou, ainda, areia.

Prevenção ao aprisionamento de dedos

A distância entre as toras transversais que formam a superfície da ponte deve ser ≤ 8 mm ou ≥ 25 mm.



Desenho esquemático mostra vista de cima de uma seção de uma ponte DNA com três toras. Está indicada a medida de distância de segurança entre as toras, que deve ser de até 8 mm ou a partir de 25 mm.

Proteção de porcas e pinos

A distância máxima entre entre o centro do eixo do parafuso e a lateral do rebaixo na madeira é de 25 mm.

Desenho esquemático indica a proteção de porcas e pinos que fixam os troncos nas extremidades da barra roscada. Uma zona hachurada indica a área do tronco e linhas delimitam a distância entre o centro do eixo do parafuso e a lateral do rebaixo na madeira, que deve ser de, no máximo, 25 mm.

Os componentes de metal devem ser resistentes às condições atmosféricas e protegidos contra oxidação, de forma a evitar a ferrugem.

Para mais informações consulte a ficha Recomendações da Norma Técnica 1.607 da ABNT.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Verificação

Verificação mensal

Verificar se os troncos estão íntegros, sem nenhuma rachadura ou fissura na base em que o tronco encosta no solo. Se houver rachadura na base, o brinquedo deve ser substituído.

Verificar rachaduras para evitar aprisionamento de dedo. Se houver, elas podem ser preenchidas com resina ou cola branca misturada com serragem.

Verificar se o nível do solo ao redor do brinquedo se mantém na linha de piso demarcada na instalação do brinquedo. Se houver alteração, o brinquedo deve ser refeito.

Manutenção

Manutenção mensal

Renovar o material de amortecimento que está disposto sob o tronco.

Manutenção anual

Se os troncos estiverem descascados, refazer a aplicação da resina impregnante (stain) em toda superfície do brinquedo.