Trepa-tocos

POSSIBILIDADES

Como construir o Trepa-tocos

MATERIAIS E FERRAMENTAS

  • Troncos diversos com diâmetros variados
  • Para cavar: escavadeira, pás, picareta e enxada
  • Bastão para firmar o solo nas bordas dos tocos
  • Motosserra e uma lixadeira (ou esmerilhadeira com lixa)

Passo a Passo

  • Selecione um lugar acolhedor e que tenha um entorno aprazível – com sombra, principalmente em regiões quentes, e acessível por todos os lados. Não é necessário que o terreno seja plano, uma declividade suave pode adicionar interesse.
  • Reúna as toras disponíveis por altura. Elimine as quinas e deixe o topo plano. As larguras não precisam ser homogêneas e a seção circular do topo pode ser irregular. A partir de um croqui, faça uma marcação no solo com a forma desejada, compatível com a quantidade de toras disponíveis.
  • As toras escolhidas devem ter uma altura tal que contemple a base a ser enterrada. No exemplo apresentado, temos alturas que variam de 15 a 50 cm. Para as alturas superiores a 60 cm, as toras devem ter 50 cm enterrados. Para as toras de altura inferior a 60 cm, a base deve ter no mínimo 30 cm. 
  • A escavação da terra deve ser feita à proporção que se vai colocando tora por tora, todas encaixadas como num quebra-cabeças, de modo que o solo envoltório ao brinquedo exerça a pressão para mantê-las estáveis.
  • O segmento a ser enterrado deve receber pintura asfáltica e a porção que aflora deve receber uma resina impregnante chamada stain, para maior durabilidade das toras. Há no mercado algumas marcas de stain, como Osmocolor ou Polisten. 
  • As toras de maior altura devem ser distribuídas de tal modo que não ocorram “degraus” maiores que 35 a 40 cm.
  •  

Impermeabilização da madeira

A casca dos troncos produz um ambiente favorável para organismos decompositores. É necessário tirar a casca  – o que nem sempre é fácil – para aplicar stain, para que as toras durem mais. Há no mercado algumas marcas de stain, como Osmocolor ou Polisten. 

É indicado aplicar duas demãos, buscar a máxima impregnação e usar produtos na cor transparente para valorizar o tom original da madeira. 

PONTOS DE ATENÇÃO EM RELAÇÃO À NORMA 1607 DA ABNT

Área de impacto de queda

A norma recomenda que todo brinquedo com queda acima de 60 cm tenha uma área livre, sem obstáculos, sobre a qual o usuário possa cair sem se lesionar. O raio dessa área é proporcional à altura do brinquedo. Para brinquedos com 60 cm de altura ou menos, o raio da área livre em seu entorno deve ser de 1,5 m.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Verificação

Verificação mensal

Verificar periodicamente se os troncos estão bem firmes e assentados. É preciso ter especial atenção aos espaços entre os troncos, para que não haja perigo de prender parte do corpo no vão.

Manutenção

Manutenção mensal

Substituir os troncos que por ventura estiverem apodrecidos e cuidar da firmeza deles no solo.

Manutenção anual

Se os troncos estiverem descascados, refazer a aplicação da resina impregnante (stain) em toda superfície do brinquedo.