Baixar PDF
A casca dos troncos produz um ambiente favorável para organismos decompositores. É necessário tirar a casca – o que nem sempre é fácil – para aplicar uma resina impregnante denominada stain para que as toras durem mais.
É indicado aplicar duas demãos, buscar a máxima impregnação e usar produtos na cor transparente para valorizar o tom original da madeira.
Manutenção mensal
Manutenção anual
Verificação mensal
A norma recomenda que todo brinquedo com queda acima de 60 cm tenha uma área livre, sem obstáculos, sobre a qual o usuário possa cair sem se lesionar. O raio dessa área é proporcional à altura do brinquedo. Para brinquedos com 60 cm de altura ou menos, o raio da área livre em seu entorno deve ser 1,5 m.
A norma recomenda que todo brinquedo com queda tenha uma superfície atenuante na área livre de impacto. O tipo de material indicado varia de acordo com a altura do brinquedo. Para o trepa-tronco horizontal, a superfície atenuante indicada é a grama, embora seja possível utilizar cascas ou lascas de madeira, ou ainda, areia.
A distância máxima entre entre o centro do eixo do parafuso e a lateral do rebaixo na madeira é 25 mm.
Os componentes de metal devem ser resistentes às condições atmosféricas e protegidos contra oxidação, de forma a evitar a ferrugem.
Para mais informações consulte a ficha Recomendações da Norma 1607 da ABNT.