Trepa-tronco horizontal

POSSIBILIDADES

Como construir o Trepa-tronco horizontal

MATERIAIS E FERRAMENTAS

  •  Toras ou troncos com as dimensões desejadas (considerando o público alvo do brinquedo)
  • Para cavar: escavadeira, pá, enxada ou picareta
  • Bastão para firmar a terra ao redor do tronco
  • Motosserra
  • Lixadeira ou esmerilhadeira com lixa
  • Barra roscada ou prego 
  • Furadeira
  • Stain transparente

Passo a Passo

Arranjo dos troncos

  • Distribuir os troncos no chão de acordo com um melhor encaixe natural a partir da forma das peças disponíveis.
  • Desenvolver um percurso de desafios a serem vencidos com as toras, considerando a dificuldade buscada para o circuito.
  • Escolher os pontos de apoio e base no chão, abrindo covas no solo para enterrar os pilares necessários.

Fixação das toras

  • Fixar as toras umas nas outras com o entalhe de encaixe entre as madeiras e  com barras roscadas – com uma porca e ruela de cada lado.
  • Também é possível usar pregos. Eles são mais baratos, embora sejam menos resistentes que a barra roscada. Outra possibilidade é usar pregos de madeira ou bambu. Eles são mais difíceis de se obter e também duram menos, mas seu impacto ambiental é menor.
  • O circuito também pode ser incrementado por pilares de sustentação, conferindo altura ao percurso. Esses pilares podem ser feitos a partir de tocos de madeira fixados no chão, de acordo com sua altura (quanto maior a altura do pilar, maior a profundidade do trecho enterrado).
Desenho esquemático mostra corte longitudinal de um trepa-tronco horizontal. No desenho, seções de duas traves sobrepostas e encaixadas uma na outra, fixadas por uma barra roscada com parafusos e porcas nas duas extremidades. Estão indicados os rebaixos feitos no tronco para entrada e saída da cabeça do parafuso e da porca. Uma linha dupla tracejada vertical representa a barra roscada. Também está indicado por uma linha o entalhe de encaixe na junção das duas toras.

Impermeabilização da madeira

A casca dos troncos produz um ambiente favorável para organismos decompositores. É necessário tirar a casca  – o que nem sempre é fácil – para aplicar uma resina impregnante chamada stain, para que as toras durem mais. Há no mercado algumas marcas de stain, como Osmocolor ou Polisten. 

É indicado aplicar duas demãos, buscar a máxima impregnação e usar produtos na cor transparente para valorizar o tom original da madeira.  

Pontos de atenção em relação à Norma Técnica 16.071 da ABNT

Área de impacto de queda

A norma recomenda que todo brinquedo com queda acima de 60 cm tenha uma área livre, sem obstáculos, sobre a qual o usuário possa cair sem se lesionar. O raio dessa área é proporcional à altura do brinquedo. Para brinquedos com 60 cm de altura ou menos, o raio da área livre em seu entorno deve ser 1,5 m.

Desenho esquemático mostra um trepa-tronco horizontal formado por 13 troncos dispostos em diferentes direções e apoiados uns sobre os outros nas extremidades, e por alguns tocos. Uma linha delimita o perímetro do brinquedo, e uma área hachurada em rosa, ao redor de toda a extensão do trepa-tronco, representa a área de impacto de queda, cujo raio, sinalizado no desenho, é de 1,5 m.

Superfície atenuante

A norma recomenda que todo brinquedo com queda tenha uma superfície atenuante na área livre de impacto. O tipo de material indicado varia de acordo com a altura do brinquedo. Para o trepa-tronco horizontal, a superfície atenuante indicada é a grama, embora seja possível utilizar cascas ou lascas de madeira, ou, ainda, areia.

Proteção de porcas e pinos

A distância máxima entre entre o centro do eixo do parafuso e a lateral do rebaixo na madeira é de 25 mm.

Desenho esquemático indica a proteção de porcas e pinos que fixam os troncos nas extremidades da barra roscada. Uma zona hachurada indica a área do tronco e linhas delimitam a distância entre o centro do eixo do parafuso e a lateral do rebaixo na madeira, que deve ser de, no máximo, 25 mm.

Os componentes de metal devem ser resistentes às condições atmosféricas e protegidos contra oxidação, de forma a evitar a ferrugem.

Para mais informações consulte a ficha Recomendações da Norma Técnica 16.071 da ABNT

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Verificação

Verificação mensal

  • Verificar se os troncos estão íntegros, sem nenhuma rachadura na base.
  • Verificar todos os encaixes, se estão firmes e seguros.
  • Verificar se as fixações de ferro (como a barra roscada ou o prego) estão expostas. Se houver pregos ou parafusos expostos, tentar bater e afundá-los na madeira. Se não for possível, desmontar o brinquedo.

Manutenção

Manutenção mensal

Fazer manutenção da grama que está disposta sob o brinquedo, e que é a superfície de amortecimento de queda indicada.

Manutenção anual

Se os troncos estiverem descascados, refazer a aplicação da resina impregnante (stain) em toda superfície do brinquedo.