Pesquisas e artigos

Saúde

Durante o isolamento, mais do que nunca, a natureza está sendo considerada essencial. Como diversas pesquisas mostram, o contato significativo com a natureza disponível é uma estratégia importante para fomentar a resiliência, diminuir o estresse e trazer bem-estar.

Acervo | Programa Criança e Natureza

Balanço floresta Curadoria feita ao longo de cinco anos sobre artigos, livros e vídeos relacionados ao tema criança e natureza.

Nota de Alerta | Sociedade Brasileira de Pediatria

sbpDiante da pandemia Covid-19 é essencial o suporte das famílias na prevenção dos prejuízos à saúde e ao desenvolvimento das crianças.

Não permitam que as crianças sejam as vítimas ocultas da pandemia Covid-19 | UNICEF

onubrO UNICEF lançou uma agenda global de ação para proteger as crianças mais vulneráveis contra os danos causados pela Covid-19. A agenda tem seis pilares, entre os quais “Manter as crianças saudáveis”.

Ambientes restauradores: conceitos e pesquisas em contextos de saúdeBettieli Silveira e Maíra Felippe

ambientes restauradoresInstigadas a pensar em lugares que favorecessem o bem-estar, as autoras exploraram o conceito de ambientes restauradores no contexto da saúde, concluindo que a natureza e os elementos naturais, bem como a relação estabelecida pelas pessoas são essenciais na relação pessoa-ambiente.

O acesso à natureza tem impacto no bem-estar mental das crianças | Rachel McCormick

abstractEsta revisão sistemática da literatura recente incluiu 15 estudos que examinaram possíveis ligações entre o acesso ao verde e o bem-estar mental das crianças.

Saúde, natureza e distanciamento social em tempos de coronavírus | Cláudio Maretti

Claudio MarettiO especialista em áreas protegidas Cláudio Maretti apresenta elementos provenientes de estudos e pesquisas que demonstram essa relação positiva.

Recomendações sobre o uso saudável das telas digitais em tempos de pandemia | Sociedade Brasileira de Pediatria

boas-telas-grandeDocumento com recomendações sobre como utilizar as telas de forma ponderada neste período de isolamento social, enfatizando como transformar beneficamente as relações das crianças com as tecnologias.

Coronavirus lockdown: Can nature help improve our mood? | BBC

bbcReportagem que enfatiza os benefícios do contato com a natureza para a saúde mental, principalmente durante a pandemia. Em inglês.

Young Children’s Contributions to Sustainability | Julie Ernst; Firdevs Burcak

Captura de Tela 2020-10-01 às 02.00.59Artigo que aborda os benefícios da educação ambiental para crianças e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Seis efeitos da catástrofe provocada pela covid-19 na educação da América Latina | BBC

Criança com máscara olha para um celularReportagem de Cecilia Barría que elenca seis efeitos diretos do Covid-19 na educação, na América Latina.

Artigos científicos | Children&Nature Network

biblioteca C&N

A Children & Nature Network oferece uma curadoria de artigos científicos em inglês sobre natureza, saúde e infância em tempos de pandemia.

Especial Covid-19 | Sociedade Brasileira de Pediatria

sbp2A Sociedade Brasileira de Pediatria lança site sobre a Covid-19, com documentos científicos, notícias e atualizações.

Isolamento reforça a importância da natureza para a saúde | Portal O Eco

o ecoArtigo de Duda Menegasi nos lembra a importância da natureza para a saúde e argumenta que o período de isolamento chama a nossa atenção para os serviços que os ambientes naturais nos proporcionam.

Apreciação da natureza na promoção de qualidade de vida em hospital pediátrico oncológico | Juliana Gatti

artigo_gattiEsta pesquisa procurou investigar a relação de pacientes, responsáveis e profissionais da saúde com a natureza. Os resultados mostraram que a presença de elementos naturais provoca alguma melhora na qualidade de vida de todos os envolvidos.

A natureza próxima pode reduzir o estresse nas crianças | Nancy Wells e Gary Evans

nearbyO estudo focou na hipótese: a natureza próxima ao ambiente residencial poderia amortecer ou moderar o impacto de eventos estressantes no bem-estar psicológico das crianças?

Criança quer ir para a rua! O futuro dos espaços públicos para os pequenos | ArchDaily

archEnsaio escrito por Vanessa Espínola do Instituto a Cidade Precisa de Você como parte da campanha #saudadedarua.

The Impact of COVID-19 on Environmental and Outdoor Science Education | The Lawrence Hall Of Science

lawrenceO artigo apresenta um estudo realizado nos Estados Unidos sobre os efeitos e impactos que a pandemia do Covid-19 terá sobre a educação científica ambiental e as ciências ao ar livre. Em inglês.

Guia para Reabertura de Espaços de Brincar | Erê Lab

erê labErê Lab elaborou um guia de diretrizes e protocolos para a maior segurança de reabertura dos espaços de brincar.

Value of nature before and during Covid-19: Survey Summary|University of Minnesota; Children & Nature Network 

Captura de Tela 2020-10-01 às 02.07.20 Artigo científico que realiza uma pesquisa sobre a importância da natureza antes e durante a pandemia de Covid-19.

COVID Support we’re all in this together! | Natural Learning Iniative

WhatsApp Image 2020-10-08 at 02.58.33Plataforma que abriga diversos conteúdos que têm como eixo a natureza como aliada no combate ao Covid.