Por que existimos

A natureza chama, o programa nasce

“Nesses tempos de céus de cinzas e chumbos,
nós precisamos de árvores desesperadamente verdes.”
Mário Quintana

barco_folhaO Programa Criança e Natureza existe porque acreditamos em uma infância onde a criança é deixada livre para experimentar-se em movimento na natureza, acompanhando seu próprio ritmo e tempo.

Acreditamos que somos uma parte indissociável da comunidade da vida, una e indivisível e que, mesmo com a ruptura da conexão entre o ser humano e a natureza que hoje assistimos, a criança abriga um sentimento de ausência e de saudade do seu lugar de pertencimento.

Sensibilizados pelo impacto negativo que esse deficit de natureza tem na saúde e no desenvolvimento das crianças, e movidos pela convicção de que o ambiente natural é o seu habitat, trabalhamos com o objetivo de garantir que as crianças cresçam e se desenvolvam em contato direto com a natureza.

Nossas ações têm como foco a criança. Para beneficiá-la, traçamos estratégias e ações que envolvem famílias, educadores e o poder público.

Nossa visão é uma infância rica em natureza, com acesso regular a espaços abertos e muitas oportunidades de brincar de forma não estruturada.

Nós acreditamos que alcançar isso é um dos grandes desafios que nós, adultos e cuidadores, temos em relação às crianças de hoje e de amanhã.