Justiça Climática e Socioambiental

Conheça nossa atuação na garantia dos direitos das infâncias e da nossa outra mãe: a Terra

Crianças e Natureza: prioridade absoluta

As crianças, por estarem ainda em desenvolvimento, são mais suscetíveis a alterações em seu meio ambiente. Problemas como poluição, escassez de alimentos, água não potável ou precariedade no saneamento e higiene, provocados por migrações, secas, enchentes, ondas de calor e outros fenômenos causados pela crise climática as atingem de modo mais duro.  Isso ocorre porque muitos de seus sistemas, como o imunológico, e órgãos como o cérebro e os pulmões, ainda não amadureceram. As crianças respiram mais ar, bebem mais água e ingerem mais comida por quilo de peso do que os adultos, o que as torna mais vulneráveis. Anualmente, cerca de 175 milhões de crianças vêm sendo afetadas em todo o mundo. Dados de 2016, levantados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que 5,6 milhões de crianças com menos de 5 anos morreram no mundo devido a doenças e condições relacionadas ao meio ambiente.

Para assegurar a todas as crianças e adolescentes, com absoluta prioridade, o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, como proclama nossa Constituição em seus artigos 225 e 227, o programa Criança e Natureza vem trabalhando com uma equipe de advogados que, aliada a vários parceiros, se mobiliza para fomentar reflexão a respeito da importância da justiça climática e socioambiental e defender, no sistema de justiça e por meio de incidência política, os direitos das crianças, dos adolescentes e também da natureza. A ideia é evitar que aqueles que menos contribuíram para a crise climática e que menos se beneficiaram dos modelos de produção e consumo que a provocaram, como as crianças e outros grupos sociais vulneráveis, não sejam justamente os que mais sofram suas consequências.

Conheça abaixo o nosso Legal Policy Brief, um documento jurídico que trata sobre os direitos das crianças à natureza.

LEGAL POLICY BRIEF

O direito da crianças e dos adolescentes à natureza e a um ambiente saudável

Documento reúne os principais fundamentos jurídicos sobre os direitos das crianças ao acesso e a conexão com a natureza, em uma abordagem ampliada dos direitos à proteção e a conservação ambiental.

Para baixar o Legal Policy Brief na íntegra, preencha os dados abaixo:


TEMAS DE ATUAÇÃO

Emergência Climática

O que significa e que ações vêm sendo praticadas

Criança próxima a uma árvore, olhando para o alto.

Desmatamento e queimadas

Por que afetam quem vive nas cidades – em especial as crianças?

Criança soprando um dente de leão.

Qualidade do ar

Crianças precisam de ar limpo para crescer com saúde

Criança pulando em um rio

Racismo Ambiental

Como a emergência climática atinge diferentes grupos da sociedade e a busca por justiça nas soluções

NOTÍCIAS

Vitória das crianças e da Natureza

O chamado revogaço, do novo governo eleito, traz boas notícias para as crianças e para a Natureza. Em um de seus primeiros atos, o presidente Lula…

COP 27 traz bons resultados para as crianças!

Pela primeira vez, em 30 anos de discussões, os países que participam da COP – Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, reconheceram formalmente que as…

Crianças em primeiro lugar!

Crianças e adolescentes representam 1/3 da população mundial. Por estarem ainda em formação, elas são mais atingidas quando há mudanças em seu meio ambiente, como poluição,…

Francisco Vera, ativista colombiano de 13 anos, leva a voz das crianças para a COP27

“A crise climática está intrinsicamente relacionada aos direitos humanos das crianças. É uma ameaça à qualidade de vida das crianças. O bem-estar, a dignidade e o…

A crise é do clima? Ou é nossa?

As mudanças que vêm acontecendo no clima, como secas prolongadas, enchentes, furacões e ondas de calor são provocadas pelo modo como nós, seres humanos, exploramos a…

Você sabe o que é Justiça Climática?

Você provavelmente já escutou esse termo por aí, e deve ter pensado: mas o que é justiça climática? Trata-se fazer uma divisão justa dos investimentos e…