COP 27 traz bons resultados para as crianças!

A COP 27- Conferência das Nações Unidas sobre Clima - termina com o reconhecimento de crianças e adolescentes como agentes de transformação e a criação de um fundo para bancar perdas e danos
Criança sorrindo e brincando na grama. COP 27.

24 nov COP 27 traz bons resultados para as crianças!

Pela primeira vez, em 30 anos de discussões, os países que participam da COP – Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, reconheceram formalmente que as crianças e adolescentes são agentes de mudança e devem ser incluídas na concepção e implementação de políticas e ações de combate às mudanças do clima.

A outra boa notícia foi o consenso para criar um fundo para perdas e danos provocados por eventos climáticos extremos. Com isso, as crianças e suas famílias, principalmente as mais vulneráveis, como meninas, crianças com deficiência, indígenas, negras e de comunidades periféricas terão algumas garantias.

Hoje, crianças e adolescentes representam 1/3 da população mundial. Como ainda estão em formação, são as mais atingidas por mudanças em seu meio ambiente, como poluição, ondas de calor, enchentes ou secas prolongadas.

O texto aprovado na COP 27 incentiva todos os Estados membros a incluir crianças e jovens como representantes e negociadores em suas delegações nacionais e sinaliza, pela primeira vez, a disposição dos países mais desenvolvidos e em desenvolvimento de assumir a responsabilidade e fazer justiça, arcando com parte dos custos das perdas e danos ocorridos em função das mudanças do clima que, em boa parte, foi provocada pela sua maneira de explorar a Natureza para produzir e consumir.

Esse fundo ainda precisa ser desenhado e dizer exatamente que países irão contribuir, como, e quais têm prioridade em utilizá-lo. Mas foi um avanço!

No entanto, a COP27 falhou em tomar medidas para conter a fonte principal da crise que faz com que a temperatura da Terra aumente: a queima de combustíveis fósseis. Sem o compromisso de eliminar rapidamente o uso de carvão, petróleo e gás, a janela de tempo para garantir um ambiente seguro e um futuro estável para todas as crianças continua a diminuir.


Por isso, nós, do Instituto Alana, que junto com outras organizações começamos o movimento Crianças Primeiro (Kids First), vamos seguir nos articulando e lutando para  defender o direito de todas as crianças a terem um futuro já, agora, no presente.

Leia mais sobre a COP 27