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sobre o evento

Pela primeira vez na América Latina, o Brasil recebe a “Conferência Internacional - Espaços Naturalizados para as Infâncias” que tem por objetivo estimular a aprendizagem ao ar livre, fomentando o movimento por espaços educativos formais e não formais com mais natureza.
A conferência pretende reunir profissionais de diferentes campos - educação, arquitetura, saúde e artes - que atuam tanto em instituições públicas quanto privadas e que acreditam que a natureza colabora na promoção de saúde física, mental e bem-estar para todos.
O encontro trará experiências brasileiras e dialogará também com propostas desenvolvidas em outros países, numa parceria entre a Aliança Internacional de Espaços Escolares (International School Grounds Alliance - ISGA); o programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, e o Sesc (Serviço Social do Comércio).

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Programação

+ 21 de setembro | 9h30 - 19h | SESC Vila Mariana

9h30 às 10h00

Credenciamento

10h00 – 11h30

Painel 1 | Desemparedamento da infância: por territórios educativos e cidades educadoras

Propomos um olhar para o que a educação brasileira tem de mais genuíno, próprio e bom, capaz de oferecer uma contribuição para os desafios atuais: experiências e práticas alinhadas à perspectiva da educação integral, que afirma a indissociabilidade entre os desenvolvimentos intelectual, social, cultural, físico e espiritual. Vamos conhecer caminhos de afirmação da identidade cultural que vêm dos territórios e suas naturezas, nos quais a aprendizagem não se limita aos espaços escolares, mas acontece na interação das crianças e jovens com o mundo.

Mediação

Gabriela Graça Ferreira – Bacharel em gestão ambiental, especialista em educação para a sustentabilidade e gerente adjunta do Sesc Interlagos

Palestrantes

Taís Froes – Pedagoga, observadora das infâncias, fundadora do Projeto Oca Infância Viva em Salvador e articuladora do Movimento Quintais Brincantes

Gersem Baniwa – Diretor-presidente do Centro Indígena de Estudos e Pesquisa (CINEP) e professor do curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas.

11h30 às 12h

Apresentação sobre o projeto Lições Globais sobre Espaços Escolares Naturalizados e Educação ao Ar Livre

O projeto Lições Globais sobre Espaços Escolares Naturalizados e Educação ao Ar Livre é uma iniciativa da Children & Nature Network, em parceria com o Salzburg Global Seminar, a International School Grounds Alliance, a União Internacional para a Conservação da Natureza, #NatureForAll, e a National League of Cities Institute for Youth, Education and Families. Seu objetivo é mapear práticas bem sucedidas no mundo, identificar estratégias escaláveis e fortalecer o movimento mundial de naturalização dos espaços escolares.

Jaime Zaplatosch Ehrenberg – Líder de inovação, parcerias e captação de recursos da Children & Nature Network. Co-coordenadora do comitê de liderança sobre Espaços Escolares Naturalizados e Educação Ao Ar Livre

12h às 14h

Almoço e exibição de trabalhos

14h às 15h30

Painel 2 | Escolas como espaço de resiliência climática e saúde para as crianças e as cidades

E se os caminhos para a educação integral e desemparedada se cruzassem com os esforços em busca de cidades mais resilientes e adaptadas às mudanças climáticas? Essa mesa propõe explorar como unir essas duas agendas em torno de uma solução comum: mais natureza – verde e azul – nos pátios escolares e em outros territórios educativos.

Mediação

JP Amaral – Gerente de Meio Ambiente e Clima do Instituto Alana, bacharel em Gestão Ambiental e conselheiro do Greenpeace Brasil

Palestrantes

Carla Roxo – Arquiteta e urbanista, assessora legislativa e co-fundadora do Programa Ribeirão -3°

Ko Senda – Arquiteto paisagista especializado em projetos de pátios escolares para educação infantil. Professor Associado da Den-En Chofu University, Japão

15h30 às 16h

Intervalo

16h às 17h30

Painel 3 | Políticas públicas para o desemparedamento das infâncias e juventudes

Cidades no Brasil e em outros países têm implementado programas e políticas públicas voltadas para o desemparedamento nas escolas e nas cidades, mostrando que é possível estender propostas educativas para além dos muros da escola e fazer, a partir do planejamento urbano, caminhos intersetoriais em prol de uma cidade mais brincante, educativa, resiliente e sustentável. Essa mesa apresentará os percursos e aprendizados das cidades de Caruaru e Barcelona.

Mediação

Jaqueline Moll – Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC entre 2007 e 2013

Palestrantes

Swami Lima – Arquiteto e urbanista, Assessor de Projetos Especiais da Prefeitura de Caruaru, em Pernambuco, e um dos líderes das ações da Rede Urban95 neste município

Emma Cortés – Coordenadora do Programa Cidade Brincante, uma iniciativa do Instituto das Infâncias e Adolescências de Barcelona

17h30 às 18h30

Palestra de encerramento

Fomentando a conexão entre a cultura das infâncias e a resiliência urbana: o caso da iniciativa Playtime in Africa

Amowi Phillips – Inovadora social e ativista pela infância. Coordenadora da Mmofra Foundation em Gana, organização da sociedade civil que promove a ligação entre a cultura da infância e a natureza

18h30 às 19h

Encerramento

+ 20 de setembro | 17h30 - 20h30 | SESC Vila Mariana

17h30

Credenciamento e exibição de trabalhos

19h00 às 19h30

Boas vindas e abertura institucional

Mc Midria – Poeta, slammer, cientista social formada pela USP e mestrande em antropologia social. Aos 24 anos, autore de três livros de poesia e um infantil

19h30 às 20h30

Palestra de abertura

Emparedamento escolar, cerceamento urbano e injustiça ambiental: infâncias, direitos e descolonização

Lea Tiriba – Professora Associada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora-líder do Grupo de Pesquisa “Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental (GiTaKa)” e do Núcleo Infâncias, Natureza e Arte (NiNa)

+ 22 de setembro | 9h30 - 19h | Visitas e Oficinas

Informações gerais

  • Cada pessoa poderá inscrever-se em uma visita dentre as dez opções oferecidas.
  • O local de saída e retorno de todos os itinerários será o Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141, São Paulo).
  • O traslado será realizado em ônibus padrão turismo e contará com serviço de bordo e acompanhamento de guia credenciado pelo Ministério do Turismo.
  • Para o embarque será necessário apresentar documento oficial de identificação com foto (RG, CNH ou Passaporte).
  • Haverá almoço incluso em todas as visitas.
  • Caso ocorram necessidades operacionais, climáticas ou razões de força maior, os horários, itinerários, passeios ou outras atividades poderão ser realizados em outra ordem, alterados, reduzidos ou suspensos.
  • Dica: Dispense o uso de descartáveis e sacolas plásticas. Evitar esses materiais é uma contribuição efetiva para diminuir resíduos nos aterros.

VISITA 1

Saída: 7h30 – Sesc Vila Mariana

Previsão de retorno: 17h30 – Sesc Vila Mariana

Políticas Públicas para as Infâncias – Jundiaí, SP

Políticas Públicas Para as Infâncias - Jundiaí,SPSesc Jundiaí

Visita ao Mundo das Crianças, parque construído na extensão de uma área de preservação da represa que abastece a cidade de Jundiaí, e administrado pela DAE (Departamento de Água e Esgoto). O Mundo das Crianças representa a concretização das concepções sobre infância que embasam as diversas políticas públicas que o município vem desenvolvendo, desde 2018.

Visita ao projeto Casinha do Brincar, no Sesc Jundiaí, um espaço para brincadeiras concebido a partir dos desejos das crianças que frequentam a Unidade e desenvolvido por meio de técnicas bioconstrutivas, como o adobe, hiperadobe e madeira de demolição.
O Sesc Jundiaí faz parte de uma rede de 43 Unidades no Estado de São Paulo do Serviço Social do Comércio e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade.

VISITA 2

Saída: 8h00 – Sesc Vila Mariana

Previsão de retorno: 16h30 – Sesc Vila Mariana

EMEI Dona Leopoldina – São Paulo, SP

EMEI Dona Leopoldina

Escola pública de educação infantil da rede municipal de São Paulo, é uma referência em relação à naturalização dos espaços e projeto político pedagógico. Vencedora de diversos prêmios, entre os quais o Territórios Educativos, promovido pelo Instituto Tomie Ohtake, e o Prêmio Desafio 2030 – Escolas Transformando o Nosso Mundo, promovido pelo Instituto Akatu, Instituto 5 Elementos, Reconectta e Virada Sustentável. Também participou da Bienal de Arquitetura da Infância, na Espanha.

Visita guiada pelos alunos da escola, que apresentarão o quintal e as estruturas educativas ligadas à natureza. Nesse encontro, todos são convidados a participar de um mutirão na EMEI, com a proposta de colocar a mão na terra e contribuir com o manejo dos espaços naturais.

VISITA 3

Saída: 8h15 – Sesc Vila Mariana

Previsão de retorno: 16h00 – Sesc Vila Mariana

Quintais Brincantes – São Paulo, SP

Quintais BrincantesUbá

Visita à Casa Ubá e ao Puri Espaço Educativo, dois espaços educativos alinhados ao Movimento Quintais Brincantes que se dedicam a acolher crianças entre 1 e 7 anos com um olhar sensível e atento. Ali o contato com a natureza é diário e intencional.

Na Casa Ubá são oferecidos tempos e espaços para ampliação da capacidade de compreender a si mesmos e aos outros por meio de brincadeiras, invenções e investigações. O Puri Espaço Educativo oferece um ambiente de educação sensível e acolhedora. Neste encontro todos estão convidados a participar da oficina Naturezas:
Dentro e Fora em Nós, conduzida por educadores da Casa Ubá e do Puri, e realizada na Horta das Corujas.

VISITA 4

Saída: 8h30 – Sesc Vila Mariana

Previsão de retorno: 17h00 – Sesc Vila Mariana
Roteiro com tradução inglês/espanhol

Escola Ágora e Oca Escola Cultural – Cotia, SP

Escola-ÁgoraEscola-Ágora

Visita guiada pelos alunos a uma escola de ensino fundamental I e II, da rede privada, a Escola Ágora, que funciona numa área de 25.000 m², em Cotia. Lá, cada canto é repleto de possibilidades e significados para a comunidade escolar e a arquitetura funciona a favor dos encontros, da autonomia e da autorregulação.

Visita à Oca Escola Cultural, organização criada em 1996, nas imediações de um patrimônio histórico, a Aldeia Jesuítica de Carapicuíba, com o objetivo de garantir às crianças, adolescentes e jovens o direito ao desenvolvimento integral por meio da arte e da cultura popular brasileira. Realização de uma oficina sobre Construção de Brinquedos da Cultura da Infância Brasileira a partir de elementos naturais, na OCA Escola Cultural.

VISITA 5

Saída: 9h00 – Sesc Vila Mariana

Previsão de retorno: 17h00 – Sesc Vila Mariana

Sesc Interlagos – São Paulo, SP

Sesc Interlagos

O Sesc Interlagos foi inaugurado em 1975 e possui uma área de 500.000 m². Considerada uma Unidade Parque, situa-se às margens da represa Billings, no coração da zona sul da cidade de São Paulo. Possui, entre outros equipamentos culturais, Jardim das Brincadeiras, horta acessível, viveiro de plantas e bosque de mata atlântica.

O Jardim das Brincadeiras, é um espaço verde e lúdico, construído a partir de intervenções que priorizaram a utilização de materiais naturais e o aproveitamento máximo de recursos locais (madeiras de poda, cipós, palha, bambus, sementes e folhagens). Idealizado pela equipe de Agente de Educação Ambiental e viveiristas da Unidade, pelo educador Guilherme Blauth e pela Ciranda da Vida, o objetivo do espaço é oferecer uma diversidade de elementos que possibilitem múltiplas formas de interação. Durante a visita será oferecido vivência no Jardim das Brincadeiras e uma oficina sobre Manejo de Riscos em Atividades Recreativas e Educacionais ao Ar Livre, incluindo abordagens conceituais e práticas.

  • Não se esqueça de levar:
    • Protetor solar e repelente de insetos
    • Canga
    • Agasalho e chapéu
    • Squeeze com água
    • Guarda-chuva e/ou capa de chuva
    • Mochila para guardar os pertences
    • Máquina fotográfica
    • Celular e carregador
    • Dinheiro ou cartão para despesas extras
    • Vista calçados e roupas confortáveis!
+ 23 de setembro | 9h30 - 19h | Visitas e Oficinas

Informações gerais

  • Cada pessoa poderá inscrever-se em uma visita dentre as dez opções oferecidas.
  • O local de saída e retorno de todos os itinerários será o Sesc Vila Mariana(Rua Pelotas, 141, São Paulo).
  • O traslado será realizado em ônibus padrão turismo e contará com serviço de bordo e acompanhamento de guia credenciado pelo Ministério do Turismo.
  • Para o embarque será necessário apresentar documento oficial de identificação com foto (RG, CNH ou Passaporte).
  • Haverá almoço incluso em todas as visitas.
  • Caso ocorram necessidades operacionais, climáticas ou razões de força maior, os horários, itinerários, passeios ou outras atividades poderão ser realizados em outra ordem, alterados, reduzidos ou suspensos.
  • Dica: Dispense o uso de descartáveis e sacolas plásticas. Evitar esses materiais é uma contribuição efetiva para diminuir resíduos nos aterros.

VISITA 6

Saída: 7h30 – Sesc Vila Mariana

Previsão de retorno: 18h00 – Sesc Vila Mariana

Fábrica das Infâncias Japy e Bosquinho – Jundiaí, SP

Fábrica das Infâncias Japy
Bosquinho

Localizada no centro da cidade, em uma área recentemente transformada por intervenções de urbanismo tático, a Fábrica das Infâncias Japy é um espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre brincadeiras e infâncias. Conta também com um parque naturalizado, que inclui brinquedos e mobiliário desenvolvidos a partir de troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras, no qual as crianças podem ter contato com a natureza e o brincar espontâneo.

Nesta visita o grupo participará de um bate-papo com algumas das crianças que fazem parte do Comitê das Crianças, órgão instituído pela Prefeitura de Jundiaí em 2018, quando o Município aderiu à Rede Latino-americana – Cidade das Crianças. Além disso, será oferecida uma oficina de danças circulares.

Conhecido como Bosquinho, o espaço foi reaberto à população em 2021, após passar por obras de revitalização. Conta com uma significativa área verde e uma nascente. Seu uso é compartilhado com os alunos das EMEBs (Escola Municipal de Ensino Básico) Brígida Gatto Rodrigues e Alvarina Barbosa Martins.

VISITA 7

Saída: 7h45 – Sesc Vila Mariana

Previsão de retorno: 17h30 – Sesc Vila Mariana

Parque Naturalizado Cerradão e Sesc Mogi das Cruzes – Mogi das Cruzes, SP

Parque Naturalizado Cerradão e Sesc Mogi das Cruzes

Visita a uma área pública requalificada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes que ganhou um projeto de parque naturalizado. O projeto inclui a recuperação de uma nascente e foi realizado por meio de uma parceria entre o escritório de arquitetura Sem Muros, a Rede Urban95, a Ciranda da Vida e o Instituto Alana.

O Centro de Educação Ambiental (CEA) do Sesc Mogi das Cruzes apresenta as relações campo-cidade enquanto recorte temático, utilizando a permacultura como um dos possíveis caminhos para a construção de futuros mais equilibrados ecologicamente e justos socialmente. O espaço convida os visitantes ao diálogo e reflexões sobre os futuros possíveis e experimentações na horta agroecológica, no sistema agroflorestal, no jardim de chuva e em muitas outras estruturas que envolvem as pessoas para o estreitamento de laços com a natureza. Nesta visita será oferecida a experiência de fazer tijolos de adobe, conduzida pela equipe do Sítio Olho D’Água.

VISITA 8

Saída: 8h00 – Sesc Vila Mariana

Previsão de retorno: 17h30 – Sesc Vila Mariana

Parque Natural Municipal Itaim – São Paulo, SP

Parque Natural Municipal Itaim

A partir da participação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Paulo na implantação do parque naturalizado da Praça Horácio Sabino, alguns parques municipais, como o Parque Natural Municipal Itaim, uma unidade de conservação da zona sul de São Paulo, deram início à construção de seus próprios parques naturalizados, hoje presentes em cinco Parques Naturais Municipais.

Esta visita contará com uma oficina, conduzida pela equipe do PNM Itaim, sobre reaproveitamento de resíduos e poda nos parques naturalizados implantados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, manutenção e para construção de brinquedos.

VISITA 9

Saída: 8h15 – Sesc Vila Mariana

Previsão de retorno: 16h30 – Sesc Vila Mariana

Parque Naturalizado Jardim Helena e TiNis do Espaço Alana – São Paulo, SP

Parque Naturalizado Jardim Helena
Espaço Alana

Visita a espaços ocupados pelas infâncias nas comunidades do Jardim Helena e Jardim Pantanal, localizadas na zona leste de São Paulo.

No Parque Helena foi implantado um parque naturalizado concebido pelo programa Criança e Natureza em parceria com o Espaço Alana, a Ciranda da Vida, o programa Urbanizar e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O Espaço Alana, localizado no Jardim Pantanal há 29 anos, tem a missão de fomentar o desenvolvimento local por meio de ações socioeducativas e de articulação comunitária, com atividades para a promoção de lazer, cultura e fortalecimento comunitário. Em 2022, o espaço recebeu um piloto do projeto TiNis – Terra das Crianças com o objetivo de fomentar o vínculo entre as crianças e a natureza por meio do plantio. O encontro contará com uma oficina sobre TiNis, incluindo atividades com tintas naturais, carimbos e plantio.

VISITA 10

Saída: 9h00 – Sesc Vila Mariana

Previsão de retorno: 18h00 – Sesc Vila Mariana

Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo e Sesc Itaquera – São Paulo, SP

Sesc Itaquera
Parque Bichos da Mata

Visita a duas áreas verdes na Zona Leste do município de São Paulo.

O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo está inserido na Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo e é a primeira unidade de conservação de proteção integral criada na capital paulista, em meio urbano. Possui um espaço aberto ao público que conta com um Parque Naturalizado que está sendo construído de maneira coletiva, a partir da escuta do território.
Localizado em uma área de 350.000 m², o Sesc Itaquera oferece como atrativo a paisagem natural e áreas remanescentes de Mata Atlântica. Considerada uma Unidade Parque, tem instalado em suas dependências dois equipamentos brincantes: a Orquestra Mágica e o Bichos da Mata.
O Bichos da Mata, projetado pela arquiteta Márcia Maria Benevento, integra cavernas, montanhas, ponte-pênsil, mirante e esculturas gigantescas de animais à paisagem natural, ampliando o contato com a natureza e o espírito de aventura.
Neste encontro o grupo será convidado a vivenciar propostas de atividades voltadas às infâncias e participar de uma roda para refletir sobre como as crianças criam e recriam sentidos e aprendizagens em contato com áreas naturalizadas.

  • Não se esqueça de levar:
    • Protetor solar e repelente de insetos
    • Canga
    • Agasalho e chapéu
    • Squeeze com água
    • Guarda-chuva e/ou capa de chuva
    • Mochila para guardar os pertences
    • Máquina fotográfica
    • Celular e carregador
    • Dinheiro ou cartão para despesas extras
    • Vista calçados e roupas confortáveis!

Saiba mais sobre o trabalho de alguns dos palestrantes

Em Barcelona, brincar é coisa séria

A pedadoga e educadora social Emma Cortés, de Barcelona, uma mulhar branca, de cabelos castanhos e que está sorrindo

Escolas com mais natureza significam mais saúde, principalmente saúde mental

Jaime Zaplatosch Ehrenberg, da ONG americana Children & Nature, uma mulher branca, de cabelos castanhos, que usa um óculos escuro como se fosse uma tiara e sorri

Brincar é essencial. E todos temos essa centelha

Amowi Sutherland Phillips, coordenadora da Mmofra Foundation, em Gana, uma mulher negra om turbante azul na cabeça que sorri para a câmera

Seleção de trabalhos

Em paralelo às palestras, mesas e visitas, a conferência incluiu uma mostra com 60 trabalhos de diferentes iniciativas e regiões do Brasil e de outros países. Selecionados entre 500 inscritos, os trabalhos foram expostos em totens interativos, separados por eixos temáticos, confira:

Educação ao ar livre
Naturalização de espaços para as infâncias
Brincar ao ar livre
Impactos com base em evidências
dúvidas sobre o evento?