Benefícios da Natureza no Aprendizado e no Desenvolvimento da Criança

30 abr Benefícios da Natureza no Aprendizado e no Desenvolvimento da Criança

 

Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Educação (28/04) nosso desejo é compartilhar com vocês o que pesquisadores e especialistas vêm descobrindo sobre os benefícios do contato com a natureza no ambiente escolar em relação ao aprendizado e ao desenvolvimento da criança e do jovem.

A medida que as oportunidades de brincar livre à céu aberto diminuem, nossa atenção se volta para os espaços onde isso ainda é ou pode ser possível. E os pátios escolares, bem como os demais territórios educativos, são alguns desses espaços. Para muitas crianças é o principal.

O programa Criança e Natureza desenvolveu diversos materiais que buscam chamar a atenção de professores e gestores de educação, e também das famílias, sobre os benefícios de criarmos espaços escolares mais amplos, mais verdes e mais naturais, com tempo e liberdade para usufruí-los na vida escolar de todas as crianças, de todas as idades.

 

Por que é importante brincar e aprender com a – e na – natureza na escola?

 

Parte do conteúdo da publicação Desemparedamento da Infância: a escola como lugar de encontro com a natureza, esses quatro infográficos buscam apresentar ideias e estudos que nos mostram que…

Escola é lugar de experimentar-se em movimento

Escola é lugar de encontros e de sentir-se bem 

Escola é lugar de sentido, significado e interesse 

Escola é lugar de brincar 

Lançado pelo programa Criança e Natureza em 2018, com prefácio da professora Lea Tiriba da UNIRIO, o livro Desemparedamento da Infância sistematiza alguns caminhos do processo de resignificação dos espaços escolares como local potente para o aprender com e na natureza buscando uma educação conectada com a vida que pulsa do lado de fora.  

 

Vídeos

 

Nesta entrevista, Lea Tiriba chama a atenção para a importância de desemparedar as crianças na escola, permitindo que elas se relacionem com os elementos do mundo natural, para que possam realizar plenamente seu potencial, indo ao encontro de sua própria natureza.

Este vídeo inspira a reflexão sobre o que é de fato importante nos espaços escolares, sugerindo que “desemparedar” as crianças e oferecer a elas elementos naturais para brincar no dia a dia escolar é fundamental para seu desenvolvimento físico, psíquico e social.

Nesse vídeo, especialistas internacionais na temática pátios escolares, falam sobre a importância de a criança se relacionar com ambientes naturais, e sobre como a natureza na escola pode contribuir para a construção de espaços de acolhimento.

 

Fica o convite: vamos para o lado de fora?

 

Acreditamos que professores, gestores e estudantes tem muito a ganhar ao estender suas possibilidades pedagógicas para além da sala de aula. O pátio escolar pode ser um bom começo para experimentar formas de aprendizado que incluam de forma integral as crianças. E para além dos muros da escola, a natureza, assim como o território em que as escolas estão inseridas são um campo de investigação que desperta a curiosidade e vontade de conhecer da comunidade escolar.

Você já se perguntou em qual bacia hidrográfica se situa sua escola? Qual o relevo em que ela se encontra? Qual a história do bairro e desse território? Você sabe se tem uma praça próxima a escola? Que tal olhar no seu território as possibilidades educativas e de interação com a natureza do bairro? Muito mais do que uma fonte de aprendizado, olhar para o território da escola é um exercício de cidadania na prática!

 Compartilhe esses conteúdos com outros gestores e educadores e conte para nós o que achou!