Que tal conectar as crianças com a Natureza usando sementes?

O projeto TiNis - Terra das Crianças lança novo material sobre sementes com mais de 20 ideias de atividades para fazer com crianças de 2 a 10 anos!
Crianças plantando juntas. Uma delas segura um regador. Sementes Tinis

24 abr Que tal conectar as crianças com a Natureza usando sementes?

O projeto TiNis – Terra das Crianças lança um novo material educativo: são cartas sobre 15 sementes fáceis de encontrar e cultivar, com ideias de atividades sensoriais e lúdicas para fazer com crianças de 2 a 10 anos. As cartas das Sementes TiNis vêm acompanhadas de um material informativo para educadores que conta a aventura dessas 15 sementes pelo mundo e traz dicas de plantio, usos e outras informações.

TiNis – Terra das Crianças é um projeto que busca aproximar e fomentar o vínculo afetivo das crianças com a Natureza, por meio do plantio. “Em TiNis, gostamos de pensar nas sementes como pensamos nas crianças: elas representam um momento importantíssimo da vida – o seu início – e dependem de encontrar boas condições para desenvolver toda a sua potência”, diz Thaís Chita, coordenadora do projeto, que é uma iniciativa do Instituto Alana.

O convite com esse novo material – que está disponível para baixar gratuitamente no site de TiNis –, é promover o encontro das infâncias com essas 15 sementes para criar um ambiente no qual ambas possam se desenvolver em cuidado mútuo. “Chamamos isso de criação recíproca: cuidamos da Natureza e somos cuidados por ela. Possibilitar que as crianças se encantem e tenham contato diário com o mundo natural é o primeiro passo para que queiram preservá-la no presente e no futuro”, diz Thaís.

jogo de cartas com ilustrações de plantas nas cores verde e rosa.

Jogo de cartas com mais de 20 atividades para fazer com crianças de 2 a 10 anos

As cartas têm uma ‘mensagem’ da semente na frente e, do lado oposto, ideias de atividades. Já o material informativo conta onde cada semente surgiu, como se espalhou pelo mundo, por que é considerada uma semente companheira de TiNis e quais são seus usos, além de dar dicas para o plantio e de indicar espécies que podem ser cultivadas junto com cada uma delas, formando pares ou trios que se complementam e ajudam mutuamente.

Ficou curioso? Tem sementes que estouram feito pipoca, outras que viram roupas ou chás, sementes que deram a volta nos quatro cantos do planeta e até algumas que precisam ser ‘acordadas’ com lixa ou água quentinha para germinar!

Corre no site de TiNis para espiar: é só clicar aqui!