Para que existimos

A natureza chama, o programa nasce

“Nesses tempos de céus de cinzas e chumbos,
nós precisamos de árvores desesperadamente verdes.”
Mário Quintana

barco_folha

MANIFESTO POR INFÂNCIAS RICAS EM NATUREZA

O programa Criança e Natureza existe porque acreditamos em uma infância onde a criança é deixada livre para experimentar-se em movimento na natureza, acompanhando seu próprio ritmo e tempo.

Acreditamos que somos uma parte indissociável da comunidade da vida, una e indivisível e que, apesar da ruptura da conexão entre o ser humano e a natureza a que hoje assistimos, a criança anseia por estar em contato com ela.

As crianças têm passado muito tempo confinadas em ambientes fechados, privadas de movimentar-se espontaneamente em ambientes abertos e naturais, ao lado de seus pares. Muitas crescem em meio à poluição e ao barulho, hipnotizadas pelas telas, num estilo de vida mais e  mais sedentário.

Sensibilizados pelo impacto negativo que o déficit de natureza tem na saúde e no desenvolvimento das crianças e movidos pela convicção de que o ambiente natural é o seu habitat, trabalhamos com o objetivo de contribuir para que as crianças cresçam e se desenvolvam em contato cotidiano direto com a natureza.

Nossas ações têm como público alvo as crianças que vivem nos diferentes contextos urbanos. Para beneficiá-las, traçamos estratégias e ações que envolvem toda a sociedade, especialmente famílias, educadores, profissionais de saúde, planejadores urbanos, ambientalistas e representantes do poder público.

Quando falamos em conexão com a natureza, nos referimos à natureza possível, aquela que está acessível a todos, nos canteiros, jardins, praças, parques, praias e florestas, urbanas e remotas.

Acreditamos no poder da comunicação como forma de sensibilizar e informar a sociedade sobre os benefícios da conexão com a natureza na infância e investimos em ações de advocacy para promover esta conexão.

Assim, produzimos e disseminamos conteúdos, apontamos caminhos e influenciamos políticas públicas que estimulem e favoreçam o contato das crianças com a natureza no ambiente urbano.

Acreditamos no desenvolvimento do vínculo afetivo com a natureza na infância como a gênese de uma sociedade capaz de assumir atitudes sustentáveis. E que, por isso, a conexão com a natureza é benéfica para o desenvolvimento da criança e também para a saúde do planeta.

Propomos que essa conexão seja estimulada com liberdade para brincar, permissão para experimentar com o corpo e os sentidos, tendo a natureza como lugar fundamental à constituição humana. Assim, defendemos a oportunidade de arriscar-se e desafiar os limites do corpo como componente essencial da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças.

Acreditamos na conexão com a natureza e numa rotina com mais tempo e espaço para o brincar livre como antídotos e alternativas ao excesso de exposição às telas e ao apelo do hiperconsumo.

Junte-se a nós nesse movimento mundial que advoga por infâncias ricas em natureza.