O papel da natureza no planejamento da reabertura das escolas

Mesmo que ainda sejam diferentes e incertos os momentos em que cada estado e município poderá reabrir suas escolas, fechadas desde o início da pandemia de COVID-19 no Brasil, existe a necessidade de realizar o planejamento para a volta às aulas.

Com o intuito de contribuir com o processo de planejamento da retomada, quando houver condições seguras para a reabertura das escolas,  compartilhamos aqui sugestões organizadas a partir de referências históricas e também de outros países que oferecem aprendizagem ao ar livre como medida de promoção da saúde e prevenção à transmissão do novo coronavírus.

Nossas sugestões  de estratégias de aprendizagem ao ar livre devem ser consideradas à luz do  planejamento intersetorial das redes estaduais e municipais para reabertura das escolas, que envolve protocolos sanitários, administrativos e pedagógicos. 

Para facilitar a consulta das diretrizes estabelecidas para a construção destes protocolos reunimos nesta página alguns dos materiais de orientação dos principais colegiados que organizam o trabalho com educação e infância como Undime, Consed, SBP e UNICEF, entre outras.

Estas sugestões devem ser consideradas complementares às recomendações oficiais da Organização Mundial de Saúde e dos órgãos nacionais responsáveis por saúde e educação, as quais devem ser sempre seguidas.

Referências Nacionais

Planejando a reabertura das escolas
(english version) | Criança e natureza

WhatsApp Image 2020-08-11 at 18.31.43Com apoio e parceria de outras instituições, criamos esse documento com sugestões e referências que possam contribuir com o poder público na construção de protocolos relativos ao tema.

Protocolo de volta às aulas | Undime

undimeSubsídios para elaboração de protocolos de retorno às aulas na perspectiva das redes municipais de educação.

Nota de alerta | SBP

nota de alertaDestaca os pontos mais importantes a serem considerados no retorno às atividades escolares, com sugestões para pais, educadores e escolas públicas e privadas, para segurança de todos.

Marco de ação | UNESCO

unescoMarco de ação e recomendações da UNESCO para a reabertura de escolas, visando priorizar a educação para todas as crianças, incluindo as mais vulneráveis.

Recomendações de Organismos InternacionaisInstituto Unibanco

unibancoO Instituto Unibanco analisa documentos de organizações internacionais que se mobilizaram para sistematizar recomendações a serem incorporadas nos protocolos de reabertura das escolas, para que aconteça de forma segura.

Decreto de retomada das aulas | Governo do Maranhão

maranhãoDecreto n°35.8599 de 29 de maio de 2020 que prorrogou até 14 de junho, o período de suspensão das aulas presenciais e estabelece as regras para retomada gradual das atividades educacionais.

Guia Covid-19: reabertura das escolas | Campanha Nacional pelo Direito à Educação

guiaUm guia com orientações para compor os protocolos para volta às aulas.

O modelo escolar na pandemia | CBN

cbnEntrevista realizada pela CBN com Daniel Becker e Gisela Wajskop sobre os desafios e potências existentes no retorno às aulas.

Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais | Fiocruz

Documento produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que traz reflexões e contribuições práticas para o retorno escolar no contexto da pandemia.

Diretrizes para o retorno das aulas | Consed

consedReúne pontos contemplados nas discussões com os Estados. além de documentos de entidades das áreas de saúde, educação e desenvolvimento social sobre o retorno às aulas presenciais.

Marco de ação | UNICEF

unicefDocumento de referência da UNICEF com ações e recomendações para a reabertura das escolas.

Nota Técnica | Todos pela Educação

todos pela educaçãoContribuições para qualificar o debate público e apoiar os gestores frente ao futuro processo de reabertura das escolas.

Educação Infantil | FMCV

educação infantilRecomendações da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal aos municípios sobre a retomada das atividades de educação infantil no contexto da pandemia de COVID-19.

Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia | Instituto Rodrigo Mendes

rodrigo mendesEstudo do Instituto Rodrigo Mendes sobre protocolos de educação inclusiva durante a pandemia, em 23 países. Fornece orientações aos gestores para assegurar o direito à educação para pessoas com deficiência.

Manual sobre biossegurança para a reabertura das escolas no contexto da Covid-19 | Fiocruz

fiocruzMaterial produzido e publicado pela Fiocruz onde são recomendados protocolos e diretrizes para o retorno às aulas.

A roleta-russa da abertura das escolas | Le Monde

le mondeReportagem que apresenta a complexidade das políticas adotadas de retorno às aulas no Brasil em situação de pandemia.

Mais Que Um Palpite | Pfeizer e SBP

mais que um palpitePodcast produzido pela Sociedade Brasileira de Pediatria em parceria com Pfeizer abordando a repercussão da saúde da criança no momento de pandemia.

Infraestrutura das escolas públicas no Brasil: 2013, 2015 e 2017 | UFMG e UNESCO

pictureEsta pesquisa apresenta um conjunto de indicadores que avaliam a infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental, com ênfase nos estabelecimentos de ensino público.

Webinar

Retomada das aulas presenciais em contexto de crise | CREI

educação integralBate-papo que aborda estratégias de estados e municípios para a retomada das aulas presenciais em contexto de crise. Com a participação de Felipe Camarão e Lélia Hartmann. Disponível no Youtube.

O papel da educação integral na construção de caminhos para à volta às aulas | Fundação SM

sieiBate-papo sobre o retorno às aulas durante a pandemia, e de que maneira a Educação Integral pode contribuir para a construção de caminhos. Disponível no Facebook.

Subsídios necessários ao retorno das aulas nas escolas e centros de Ed Infantil | Conviva Educação

convivaBate-papo para discutir os protocolos necessários para o retorno às aulas de educação infantil. Participam da discussão Patrícia Lueders, Beatriz Abuchaim e Raquel Franzim. Disponível no YouTube.

Saúde mental de crianças e adolescentes durante a suspensão e retorno escolar | Ágora Abrasco

colóquio abrascoColóquio com os convidados Ricardo Lugon, Marilena Ristum, Daniel Becker, Felipe Fontes, coordando por Rossano Lima. Disponível no YouTube.

Referências Internacionais

What if… the outdoor classroom is the ‘new norm’? | London National Park City

london

Para a volta do ano letivo, as escolas podem usar mais o espaço ao ar livre nas proximidades, em resposta às recomendações do governo. Em inglês.

Aprendizagem ao ar livre como modelo para a reabertura de escolas | The Guardian

scotlandArtigo explica como as autoridades na Escócia estão explorando o espaço ao ar livre para favorecer otimizar o distanciamento físico na reabertura das escolas. Em inglês.

Por que as crianças precisam aprender ao ar livre | Childhood By Nature

class outsideEste artigo debate os impactos da pandemia de COVID-19 sobre os modelos de organização dos espaços escolares e o futuro da educação após a pandemia. Em inglês.

COVID-19 Outdoor Learning | Green Schoolyards from America

lawrencePlataforma que reúne informações relacionadas ao uso dos espaços ao ar livre como resposta ao isolamento social e escolar causado pelo Covid-19. Em inglês.

Why Can’t We Just Have Class Outside? | The Atlantic

healthReportagem que ressalta a importância para a saúde de se ter aulas ao ar livre. Em inglês.

Are Outdoor Classrooms a Solution to the Disaster of School Reopenings? | Truth out

truthoutReportagem que enfatiza a importância do contato com a natureza durante o planejamento de retorno as aulas. Em inglês.

Educação Fora da sala de aula | Dinamarca

markus-spiske-440097-unsplashPortal dinamarquês apresenta conhecimento especializado sobre a prática educação fora da sala de aula, atualmente com o objetivo principal de atender ao desafio da reabertura das escolas. Em inglês.

Por que as crianças não deveriam ficar nas carteiras quando as escolas reabrirem | Washington Post

washingtpnMatéria que sintetiza artigos da especialista Angela Hanscon sobre quais podem ser as conseqüências se os alunos forem forçados a sentar em suas carteiras a maior parte do dia, sem oportunidades para brincar ao ar livre. Em inglês.

School should reopen outdoors | Treehugger

treehuggerO artigo discute formas seguras alternativas de reabrir as escolas nas grandes cidades, privilegiando a aprendizagem ao ar livre em detrimento do confinamento. Em inglês.

Outdoor Spaces as essential assets | Green Schoolyards America

greenO documento propõe maior articulação entre as escolas e os parques naturais para o retorno às aulas. Em inglês.

The children got better marks learning outside | The Conversation

the conversationReportagem que apresenta uma pesquisa sobre a importância do ensino ao ar livre, principalmente após a reforma de um parquinho, para o melhor aprendizado e desenvolvimento integral. Em inglês.

Referências Históricas

Classrooms without Walls: A Forgotten Age of Open-air Schools | Messy Nessy Chic

classroomsReportagem que apresenta experiências históricas de aulas ao ar livre para conter o surto de tuberculose na Europa, no inicio do século XX. Em inglês.

Mário de Andrade: Parques Infantis e o sonho antigo de uma infância livre | Portal UOL Aprendiz

aprenderReportagem que apresenta os Parques Infantis, uma proposta de educação fora da escola que apostava em uma infância livre para assegurar o desenvolvimento integral das crianças.

Open-air schools, écoles de plein air, escolas ao ar livre | Jornal da USP

jornal da uspArtigo da Diana Vidal, professora titular de História da Educação da FE/USP, onde é apresentado e discutido as potencialidades de referencias históricas no combate ao covid-19.

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20 | Hypeness

hypenessReportagem que apresenta experiências históricas de aulas ao ar livre para conter o surto de tuberculose na Europa, no inicio do século XX.

Mário de Andrade e os parques infantis | Itaú Cultural

marioDocumento produzido pelo Itaú Cultural referente aos Parques Infantis de Mário de Andrade.