O papel da natureza no planejamento da reabertura das escolas

Mesmo que ainda sejam diferentes e incertos os momentos em que cada estado e município poderá reabrir suas escolas, fechadas desde o início da pandemia de COVID-19 no Brasil, existe a necessidade de realizar o planejamento para a volta às aulas.

Com o intuito de contribuir com o processo de planejamento da retomada, quando houver condições seguras para a reabertura das escolas,  compartilhamos aqui sugestões organizadas a partir de referências históricas e também de outros países que oferecem aprendizagem ao ar livre como medida de promoção da saúde e prevenção à transmissão do novo coronavírus.

Nossas sugestões  de estratégias de aprendizagem ao ar livre devem ser consideradas à luz do  planejamento intersetorial das redes estaduais e municipais para reabertura das escolas, que envolve protocolos sanitários, administrativos e pedagógicos. 

Para facilitar a consulta das diretrizes estabelecidas para a construção destes protocolos reunimos nesta página alguns dos materiais de orientação dos principais colegiados que organizam o trabalho com educação e infância como Undime, Consed, SBP e UNICEF, entre outras.

Estas sugestões devem ser consideradas complementares às recomendações oficiais da Organização Mundial de Saúde e dos órgãos nacionais responsáveis por saúde e educação, as quais devem ser sempre seguidas.

Referências Nacionais

Guia de Aprendizagem ao Ar Livre

| Criança e natureza

Capa do Guia de Aprendizagem ao Ar livre, com o título e o logo do programa Criança e Natureza sobre um retângulo verde. Logo abaixo, foto de crianças correndo em um terreno íngreme.Material parte dos estudos de caso de três escolas do município de Jundiaí, com o objetivo de ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas em conexão com a natureza e com os territórios das cidades.

(english versionversión en español)

Ocupar escolas, proteger pessoas, valorizar a educação | ABRASCO

ocupar escolas, proteger pessoasO documento lançado em Outubro de 2020, em um movimento que engloba mais de 60 entidades da Saúde Coletiva e da Educação, tem por objetivo de repensar a função social da escola.

Diretrizes para o retorno das aulas | Consed

consedReúne pontos contemplados nas discussões com os Estados. além de documentos de entidades das áreas de saúde, educação e desenvolvimento social sobre o retorno às aulas presenciais.

Protocolo de volta às aulas | Undime

undimeSubsídios para elaboração de protocolos de retorno às aulas na perspectiva das redes municipais de educação.

Nota de alerta | SBP

nota de alertaDestaca os pontos mais importantes a serem considerados no retorno às atividades escolares, com sugestões para pais, educadores e escolas públicas e privadas, para segurança de todos.

Marco de ação | UNESCO

unescoMarco de ação e recomendações da UNESCO para a reabertura de escolas, visando priorizar a educação para todas as crianças, incluindo as mais vulneráveis.

Recomendações de Organismos InternacionaisInstituto Unibanco

unibancoO Instituto Unibanco analisa documentos de organizações internacionais que se mobilizaram para sistematizar recomendações a serem incorporadas nos protocolos de reabertura das escolas, para que aconteça de forma segura.

Decreto de retomada das aulas | Governo do Maranhão

maranhãoDecreto n°35.8599 de 29 de maio de 2020 que prorrogou até 14 de junho, o período de suspensão das aulas presenciais e estabelece as regras para retomada gradual das atividades educacionais.

Guia Covid-19: reabertura das escolas | Campanha Nacional pelo Direito à Educação

guiaUm guia com orientações para compor os protocolos para volta às aulas.

O modelo escolar na pandemia | CBN

cbnEntrevista realizada pela CBN com Daniel Becker e Gisela Wajskop sobre os desafios e potências existentes no retorno às aulas.

Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais | Fiocruz

Documento produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que traz reflexões e contribuições práticas para o retorno escolar no contexto da pandemia.

Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia | Instituto Rodrigo Mendes

rodrigo mendesEstudo do Instituto Rodrigo Mendes sobre protocolos de educação inclusiva durante a pandemia, em 23 países. Fornece orientações aos gestores para assegurar o direito à educação para pessoas com deficiência.

Marco de ação | UNICEF

unicefDocumento de referência da UNICEF com ações e recomendações para a reabertura das escolas.

Nota Técnica | Todos pela Educação

todos pela educaçãoContribuições para qualificar o debate público e apoiar os gestores frente ao futuro processo de reabertura das escolas.

Educação Infantil | FMCV

educação infantilRecomendações da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal aos municípios sobre a retomada das atividades de educação infantil no contexto da pandemia de COVID-19.

Manual sobre biossegurança para a reabertura das escolas no contexto da Covid-19 | Fiocruz

fiocruzMaterial produzido e publicado pela Fiocruz onde são recomendados protocolos e diretrizes para o retorno às aulas.

A roleta-russa da abertura das escolas | Le Monde

le mondeReportagem que apresenta a complexidade das políticas adotadas de retorno às aulas no Brasil em situação de pandemia.

Mais Que Um Palpite | Pfeizer e SBP

mais que um palpitePodcast produzido pela Sociedade Brasileira de Pediatria em parceria com Pfeizer abordando a repercussão da saúde da criança no momento de pandemia.

Infraestrutura das escolas públicas no Brasil: 2013, 2015 e 2017 | UFMG e UNESCO

pictureEsta pesquisa apresenta um conjunto de indicadores que avaliam a infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental, com ênfase nos estabelecimentos de ensino público.

Vidas em Pausa. O afastamento da escola e o isolamento social vêm fazendo das crianças brasileiras vítimas ocultas da pandemia | UOL

Vidas em pausaReportagem de Milene Chaves que aborda os impactos da pandemia nas crianças brasileiras.

Webinar

Retomada das aulas presenciais em contexto de crise | CREI

educação integralBate-papo que aborda estratégias de estados e municípios para a retomada das aulas presenciais em contexto de crise. Com a participação de Felipe Camarão e Lélia Hartmann. Disponível no Youtube.

O papel da educação integral na construção de caminhos para à volta às aulas | Fundação SM

sieiBate-papo sobre o retorno às aulas durante a pandemia, e de que maneira a Educação Integral pode contribuir para a construção de caminhos. Disponível no Facebook.

O papel da aprendizagem ao ar livre no planejamento da reabertura das escolas | Criança e Natureza

CeNPara colaborar com o planejamento da reabertura das escolas realizamos, em parceria com outras instituições, um webinar para discutir o tema com especialistas de diversas áreas. Disponível no Facebook.

Subsídios necessários ao retorno das aulas nas escolas e centros de Ed Infantil | Conviva Educação

convivaBate-papo para discutir os protocolos necessários para o retorno às aulas de educação infantil. Participam da discussão Patrícia Lueders, Beatriz Abuchaim e Raquel Franzim. Disponível no YouTube.

Saúde mental de crianças e adolescentes durante a suspensão e retorno escolar | Ágora Abrasco

colóquio abrascoColóquio com os convidados Ricardo Lugon, Marilena Ristum, Daniel Becker, Felipe Fontes, coordando por Rossano Lima. Disponível no YouTube.

Escolas, áreas verdes e territórios para uma volta às aulas segura  | Criança e Natureza

facebook-feed-volta-as-aulas (4)Os especialistas das várias áreas apresentaram pontos de vista dentro de seu campo de atuação e sugeriram de que modo o engajamento de cada setor pode ajudar a pensar a aprendizagem ao ar livre, fundamental neste momento. Disponível no Facebook.

Referências Internacionais

The children got better marks learning outside | The Conversation

the conversationReportagem que apresenta uma pesquisa sobre a importância do ensino ao ar livre, principalmente após a reforma de um parquinho, para o melhor aprendizado e desenvolvimento integral. Em inglês.

What if… the outdoor classroom is the ‘new norm’? | London National Park City

london

Para a volta do ano letivo, as escolas podem usar mais o espaço ao ar livre nas proximidades, em resposta às recomendações do governo. Em inglês.

Aprendizagem ao ar livre como modelo para a reabertura de escolas | The Guardian

scotlandArtigo explica como as autoridades na Escócia estão explorando o espaço ao ar livre para favorecer otimizar o distanciamento físico na reabertura das escolas. Em inglês.

Por que as crianças precisam aprender ao ar livre | Childhood By Nature

class outsideEste artigo debate os impactos da pandemia de COVID-19 sobre os modelos de organização dos espaços escolares e o futuro da educação após a pandemia. Em inglês.

COVID-19 Outdoor Learning | Green Schoolyards from America

lawrencePlataforma que reúne informações relacionadas ao uso dos espaços ao ar livre como resposta ao isolamento social e escolar causado pelo Covid-19. Em inglês.

Why Can’t We Just Have Class Outside? | The Atlantic

healthReportagem que ressalta a importância para a saúde de se ter aulas ao ar livre. Em inglês.

Ruas para resposta e recuperação da pandemia | Global Designing Cities

global designing citiesDocumento para pensar desenhos urbanos seguros, principalmente em vias públicas, em contextos de pandemia.

Educação Fora da sala de aula | Dinamarca

markus-spiske-440097-unsplashPortal dinamarquês apresenta conhecimento especializado sobre a prática educação fora da sala de aula, atualmente com o objetivo principal de atender ao desafio da reabertura das escolas. Em inglês.

Por que as crianças não deveriam ficar nas carteiras quando as escolas reabrirem | Washington Post

washingtpnMatéria que sintetiza artigos da especialista Angela Hanscon sobre quais podem ser as conseqüências se os alunos forem forçados a sentar em suas carteiras a maior parte do dia, sem oportunidades para brincar ao ar livre. Em inglês.

School should reopen outdoors | Treehugger

treehuggerO artigo discute formas seguras alternativas de reabrir as escolas nas grandes cidades, privilegiando a aprendizagem ao ar livre em detrimento do confinamento. Em inglês.

Outdoor Spaces as essential assets | Green Schoolyards America

greenO documento propõe maior articulação entre as escolas e os parques naturais para o retorno às aulas. Em inglês.

Are Outdoor Classrooms a Solution to the Disaster of School Reopenings? | Truth out

Reportagem que enfatiza a importância do contato com a natureza durante o planejamento de retorno as aulas. Em inglês.

Is the future of school outdoors? | CBC News: The National

Is the future of school outdoors?Reportagem produzida pelo canal CBC News: The National, que indica o potencial transformador da aprendizagem ao ar livre, para além do período de pandemia. Em inglês.

Advice on hygiene and cleaning for school grounds and equipment outdoors | Learning through Landscapes

OutdoorsPágina que oferece orientações sobre práticas de higiene e limpeza de áreas escolares e espaços externos, além de sugestões de práticas para implementá-las. Em inglês.

Referências Históricas

Classrooms without Walls: A Forgotten Age of Open-air Schools | Messy Nessy Chic

classroomsReportagem que apresenta experiências históricas de aulas ao ar livre para conter o surto de tuberculose na Europa, no inicio do século XX. Em inglês.

Mário de Andrade: Parques Infantis e o sonho antigo de uma infância livre | Portal UOL Aprendiz

aprenderReportagem que apresenta os Parques Infantis, uma proposta de educação fora da escola que apostava em uma infância livre para assegurar o desenvolvimento integral das crianças.

Open-air schools, écoles de plein air, escolas ao ar livre | Jornal da USP

jornal da uspArtigo da Diana Vidal, professora titular de História da Educação da FE/USP, onde é apresentado e discutido as potencialidades de referencias históricas no combate ao covid-19.

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20 | Hypeness

hypenessReportagem que apresenta experiências históricas de aulas ao ar livre para conter o surto de tuberculose na Europa, no inicio do século XX.

Mário de Andrade e os parques infantis | Itaú Cultural

marioDocumento produzido pelo Itaú Cultural referente aos Parques Infantis de Mário de Andrade.