Reunimos, nesta página, algumas sugestões de como trabalhar com a natureza nesse momento, assim como alguns recursos, materiais e artigos que podem ajudar educadores e educadoras a atravessarem a situação colocada pela pandemia.
Reunimos, nesta página, algumas sugestões de como trabalhar com a natureza nesse momento, assim como alguns recursos, materiais e artigos que podem ajudar educadores e educadoras a atravessarem a situação colocada pela pandemia.
O que fazer com a natureza em tempos de pandemia, quando educadores e famílias encontram-se em situação de isolamento? Elencamos oito sugestões sobre como estimular ideias criativas e trabalhar a relação com a natureza enquanto os alunos estiverem em casa.
Entrevista com Terezinha Fogaça, diretora da Escola Ágora de São Paulo, traz reflexão sobre o contato com a natureza e com a arte.
A reportagem fala sobre os desafios impostos à educação em tempo de pandemia, em um país que enfrenta a desigualdade social.
O Grupo, composto por psicólogas(os) envolvidas(os) com a Educação, reuniu materiais diversos que podem auxiliar as famílias durante o período da quarentena.
Ouvir as crianças e o que elas sentem também é uma forma de acolhimento da natureza da criança. A UNICEF, nessa iniciativa, convida crianças de todo o Brasil a desenhar e contar como estão se sentindo neste período de coronavírus.
Vídeo do educador Renan Guimarães do projeto Nosso Quintal, baseado no Rio de Janeiro. No vídeo, Renan explora seu próprio quintal e compartilha com as crianças suas descobertas e seu genuíno interesse pela vida do mundo natural, num exercício de manutenção de vínculos entre educadores e crianças, e entre todos com a natureza.
Curso gratuito oferece formação para os educadores trabalharem as questões socioambientais e as unidades de conservação dentro e fora da sala de aula, e transformar suas aulas em mais uma forma de estimular a conexão e valorização da natureza.
Um conjunto de instituições propôs esta plataforma para apoiar educadores com recursos tecnológicos em tempos de quarentena.
Em meio às diversas iniciativas que avançam em adaptar o ensino para a realidade da quarentena, propõe uma visão de educação que vê as pessoas como centro.
Psicóloga no Instituto de Psicologia da USP propõe reflexão sobre o papel da Psicologia Escolar e Educacional na divulgação de atividades em tempo de isolamento social.
O artigo aborda a reconexão com a origem dos alimentos e como podemos ter à nossa disposição um portal com a Natureza, celebrando a Vida.
Em resposta à crise do Covid-19, foi lançada uma coalizão inédita para viabilizar a Escola da Terra. A plataforma fornece conteúdo educacional gratuito e de alta qualidade para ajudar estudantes, pais e professores em isolamento.
Diversos cursos online voltados para educadores transformarem as relações das crianças com a natureza. Os cursos são pagos.
Material on-line e gratuito, apresenta uma série de recursos e atividades para que públicos de todas as idades possam entender os complexos processos e funções do oceano.