Acervo

Selecionamos alguns livros, estudos, vídeos e organizações internacionais que consideramos importantes para o aprofundamento no tema da conexão entre a criança e a natureza. Apontamos também algumas organizações brasileiras sensíveis ao tema.
Estamos trabalhando para incrementar a seleção dos trabalhos em português. Se você conhece algum estudo ou pesquisa sobre crianças e natureza, mande para nós!
O site do Children & Nature Network possui uma seção de pesquisas muito completa, onde você poderá acessar mais estudos e artigos em inglês.
  • Formatos

ilustração da capa do livro “Quintais Brincantes - Sobrevoos por Vivências Educativas Brasileiras'', com desenhos de crianças brincando com pedrinhas, sentadas em roda, sobre um fundo laranja, que também tem pássaros voando.

Quintais Brincantes – Sobrevoos por Vivências Educativas Brasileiras

publicação apresenta os princípios e valores do movimento Quintais Brincantes que reúne práticas educativas genuinamente brasileiras, de muita representatividade territorial, ancoradas na...

,

Capa da publicação com um fundo azul e a foto de um adulto com mochila e equipamentos de escalada, no alto de uma montanha. Está escrito em destaque: “Parques e a Pandemia - Comportamentos e Expectativas”.

Parques e a Pandemia

O estudo Parques e a Pandemia, realizado pelo Instituto Semeia, busca entender o impacto da pandemia na relação dos brasileiros com parques.

Capa do guia “Parques tamanho família: Um novo olhar sobre a infância nas Unidades de Conservação do Brasil”, com o título em destaque e logo abaixo a ilustração de uma floresta, com pessoas caminhando e se divertindo. Em primeiro plano, está a ilustração de uma família, com duas crianças.

Parques tamanho família: Um novo olhar sobre a infância nas Unidades de Conservação do Brasil

Este guia aborda caminhos possíveis para tornar a visitação de unidades de conservação mais inclusivas, interessantes e convidativas para as crianças, colaborando...

Imagem com o título da pesquisa em destaque: The affective and conversational benefits of a walk in nature among mother–daughter dyads. Logo abaixo, a foto e nome das duas autoras.

The affective and conversational benefits of a walk in nature among mother–daughter dyads

Este estudo avaliou como o ambiente natural e o contexto social influenciam a relação e a comunicação entre mães e filhas.

Página de fundo branco com o título da pesquisa centralizado

Responding to Nature: Natural Environments Improve Parent-Child Communication

Este estudo é o primeiro a demonstrar que a comunicação humana é influenciada por ambientes naturais.

Página branca com o logo do NCPI - Núcleo Ciência pela Infância, no canto superior direito. No centro está escrito

O Bairro e o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância

Esse Working Paper reúne evidências recentes a respeito da influência que o território exerce sobre o desenvolvimento infantil, além de apresentar práticas...

Imagem com informações básicas do estudo Transtorno do Déficit de Natureza na Infância - Uma perspectiva da neurociência aplicada à aprendizagem. Em destaque o nome da associação Latin American Journal of Science Education.

Transtorno do Déficit de Natureza na Infância

Estudo busca conhecer os aspectos emocionais, cognitivos e motores de crianças que podem ser comprometidos pelo Transtorno de Déficit de Natureza (TDN).

Página branca com o título do artigo em destaque

A importância dos espaços públicos e áreas verdes pós-pandemia na cidade de São Paulo

Este artigo busca colaborar com diretrizes para uma qualidade de vida urbana com maior valorização das áreas verdes no pós-pandemia.

Página com informações básicas da pesquisa, incluindo o título: Residential Environment and Types of Childhood. No canto superior direito o logotipo da Science Publishing Group.

Residential Environment and Types of Childhood

Estudo recente realizado na cidade de Freiburg, na Alemanha, avalia a quantidade de tempo e os lugares em que crianças entre 5...

Em um fundo amarelo, o logo do semeia com uma folha e o logotipo Parques&Sociedadede. Logo abaixo está escrito em azul: Nº11 | 2021 | Eixo: Desenvolvimento econômico. Na sequência lê-se: O cenário atual e pós-Covid-19 como oportunidade para a ressignificação das áreas verdes urbanas. Logo abaixo, a foto de um parque e a cidade ao fundo.

O cenário atual e pós-Covid-19 como oportunidade para a ressignificação das áreas verdes urbanas

A série de conteúdos Parques&Sociedade traz um estudo que investiga como o contexto de pandemia pode abrir oportunidades para que conjuntos de...

Página branca com o seguinte título em destaque: Connectedness to Nature: Its Impact on Sustainable Behaviors and Happiness in Children

Connectedness to Nature: Its Impact on Sustainable Behaviors and Happiness in Children

Estudo aponta que a conexão com a natureza na infância é determinante para construir hábitos mais sustentáveis e, como consequência, ser mais...

Desenho em preto e branco de de dois homens conversando em um ambiente aberto e com muitas árvores. Um deles está dentro de uma banheira com espuma.

How To Go Forest Bathing (+ why it makes you healthier & happier)

Neste artigo é apresentado o conceito japonês de Shinrin-yoku - 'banho de floresta' - que consiste em uma imersão sensorial na...

Página branca com o texto de resumo do trabalho. Em negrito está escrito: “DESEMPAREDAR” NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM A LITERATURA E OS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS SOBRE O USO DAS ÁREAS EXTERNAS.

“Desemparedar” na Educação Infantil: O que dizem a literatura e os documentos curriculares nacionais sobre o uso das áreas externas

Este artigo tem como objetivo evidenciar que o espaço externo é um importante elemento curricular da proposta pedagógica de uma instituição de...

Ficha técnica do trabalho de conclusão de curso.

“Desemparedando”: potencialidades dos espaços externos em escolas de educação infantil Jardins de Praça de Porto Alegre

Esse trabalho de conclusão de curso analisou as potencialidades dos espaços externos em três Escolas Municipais de Educação Infantil Jardim de Praça...

Página branca com o texto em inglês de resumo e introdução. Em destaque está escrito em negrito

Advocating for Play: The Benefits of Unstructured Play in Public Schools

Estudo que investiga os impactos de mais tempo de recreio dedicado ao brincar livre em uma escola de ensino fundamental nos EUA.

Página branca com o uma header do International Journal of Environmental Research and Public Health e informações da pesquisa

Green Streets: Urban Green and Birth Outcomes

O estudo explora a relação entre a exposição das grávidas a espaços verdes e os resultados adversos durante o parto na cidade...

Em um fundo verde, o logo do semeia, um circulo branco com uma folha e o nome semeia dentro, aparece no canto esquerdo da imagem. Logo ao lado está o logo do Parques&Sociedade, escrito em verde escuro junto ao contorno de uma árvore. Abaixo uma linha divide a imagem, e na sua sequência lê-se: Interfaces e benefícios da natureza para a saúde mental a partir de um modelo conceitual. Logo abaixo, aparece uma imagem uma mulher meditando no topo de uma montanha.

Interfaces e benefícios da natureza para a saúde mental a partir de um modelo conceitual

A série de conteúdo Parques&Sociedade traduziu e compilou um estudo que propõe um modelo conceitual para interpretar os benefícios oferecidos pelos serviços...

Página branca com nome e informações principais sobre a pesquisa.

A scoping review of the impact on children of the built environment design characteristics of healing spaces

Esta pesquisa sobre o design de edifícios de instituições de saúde pediátricas revelou que os jardins de cura eram o elemento mais...

Página branca com o nome e resumo da pesquisa.

Childhood Experiences Associated with Care for the Natural World: A Theoretical Framework for Empirical Results

Esse artigo apresenta um modelo para compreender como o cuidado ativo em relação ao ambiente na idade adulta está frequentemente associado a...

Imagem de fundo branco. Em destaque está escrito: Where Are We Going? International Views on Purposes, Practices and Barriers in School-Based Outdoor Learning. No canto superior esquerdo ao lado do desenho de um capelo, lê-se: education science

Where Are We Going? International Views on Purposes, Practices and Barriers in School-Based Outdoor Learning

Estudo apresenta dados de oitenta especialistas em aprendizagem ao ar livre de 19 países e discute caminhos para a aprendizagem escolar ao...