14/07/20 A importância do contato com a natureza no contexto da pandemia Covid-19
No contexto atual, com a pandemia Covid-19 que tem nos exigido o isolamento social e o confinamento em benefício da saúde e proteção da vida, temos o desafio de encontrar maneiras novas e criativas para conectar as crianças ao mundo natural, considerando as diferentes infâncias. Selecionamos uma série de conteúdos...
Leia mais22/06/20 Educação, infâncias e natureza
Entendemos que a vida urbana nem sempre favorece o contato direto das crianças com ambientes naturais, e a experiência ao ar livre tornou-se um desafio nas cidades. Nesse contexto, a escola tem o papel estratégico de desenvolver propostas educativas integradoras no território e na natureza,...
Leia mais16/06/20 É na cidade e com a cidade que a gente se encontra!
Com o nascimento do filho, a arquiteta urbanista Juliana Marques Awad despertou um novo olhar para a cidade, um que refletia o encantamento e maravilhamento do filho para o mundo. Assim nasceu o Cidadeiras, projeto que visa potencializar as relações das crianças com as cidades,...
Leia mais09/06/20 Explorações, pesquisas e descobertas com a natureza
A cozinha e o jardim podem ser fonte de muitas experiências sensoriais, artísticas, científicas e do brincar para a infância e para todos nós. Lugares de sensibilização com a natureza e sua estética orgânica: cores, formas, cheiros e texturas que captam e provocam todos os...
Leia mais08/06/20 Te esperamos com as janelas abertas!
No mês em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, o programa Criança e Natureza, inicia uma nova seção no site: Janelas Abertas, espaço de produção colaborativa para receber artigos sobre as múltiplas infâncias e sua relação com a...
Leia mais05/06/20 O que é essencial para as nossas crianças?
Manifesto dos programas Criança e Natureza e Criança e Consumo sobre o "novo agora" Os direitos das crianças e adolescentes estão no centro de tudo o que o Instituto Alana faz. Sua atuação se orienta pelo princípio de colocar em primeiro lugar o ser humano em...
Leia mais21/05/20 “Pertencer à cidade é algo que se desenvolve a partir de vivências”
Larissa Beltramim é advogada, gestora pública federal e há 15 anos atua na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de forma intersetorial e fala sobre a importância da implementação das mesmas, a partir da garantia de direitos e da relação com a cidade. "A...
Leia mais17/03/20 Sugestões do Criança e Natureza em tempos de Corona Vírus
A sociedade global está vivendo a pandemia da COVID19, e para que ela seja controlada é necessário que algumas medidas sejam tomadas, como a restrição das interações físicas em benefício da vida em comunidade, segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aulas foram suspensas,...
Leia mais03/02/20 A participação das crianças pode transformar as cidades
Para se tornar uma Cidade Amiga das Crianças, Jundiaí criou em 2018 um comitê com 28 crianças do Município, que se reúnem mensalmente para discutir e pensar o lugar onde vivem. Sylvia Angelini, diretora de urbanismo da cidade, contou pra gente sobre como a política funciona...
Leia mais07/01/20 “A natureza é um jardim sensorial incrível”
Em 2002, Isabela Abreu iniciou um trabalho de contato e imersão na natureza com pessoas com deficiência, realizando atividades ao ar livre com jovens e adultos. "Estar em contato concreto com a natureza, tornando tangível o que ouvem nas histórias e nas experiências de muitos que...
Leia mais