Acervo

Selecionamos alguns livros, estudos, vídeos e organizações internacionais que consideramos importantes para o aprofundamento no tema da conexão entre a criança e a natureza. Apontamos também algumas organizações brasileiras sensíveis ao tema.
Estamos trabalhando para incrementar a seleção dos trabalhos em português. Se você conhece algum estudo ou pesquisa sobre crianças e natureza, mande para nós!
O site do Children & Nature Network possui uma seção de pesquisas muito completa, onde você poderá acessar mais estudos e artigos em inglês.
  • Formatos

Capa do ebook A Natureza da Criança, com o fundo verde, o título em destaque e a ilustração de duas crianças interagindo e observando flores e folhas.

A Natureza da Criança – Diálogos com Vigotski e Bronfenbrenner

Organizadores Mônica Maria Souza de Oliveira, Fernando Enrique Grenno e Christiana Cabicieri Profice Ano 2022 Categoria Livro – ebook   O livro...

Capa da publicação Nature-based Play, com ilustrações coloridas de crianças pulando e folhas.

Nature-based Play – Brincadeiras baseadas na Natureza

Organizadores ARUP e Real Play Coalition Ano 2022 Categoria Pesquisas e Estudos   Criar cidades onde haja oportunidades para as crianças brincarem...

Arte de fundo branco. Ao centro está escrito em azul

Brincadeira em família

Brincar inclui corpo, emoção, gestos espontâneos, momentos imprevisíveis, afeto, desenvolvimento do pensamento e incentivo à imaginação.

ilustração da capa do livro “Quintais Brincantes - Sobrevoos por Vivências Educativas Brasileiras'', com desenhos de crianças brincando com pedrinhas, sentadas em roda, sobre um fundo laranja, que também tem pássaros voando.

Quintais Brincantes – Sobrevoos por Vivências Educativas Brasileiras

publicação apresenta os princípios e valores do movimento Quintais Brincantes que reúne práticas educativas genuinamente brasileiras, de muita representatividade territorial, ancoradas na...

,

Capa da publicação com um fundo azul e a foto de um adulto com mochila e equipamentos de escalada, no alto de uma montanha. Está escrito em destaque: “Parques e a Pandemia - Comportamentos e Expectativas”.

Parques e a Pandemia

O estudo Parques e a Pandemia, realizado pelo Instituto Semeia, busca entender o impacto da pandemia na relação dos brasileiros com parques.

logo do projeto Um tempo com e-Natureza, com folhas em diferentes tons de verde

Um tempo com e-Natureza

o projeto “Um tempo com e-Natureza” busca aproximar as pessoas da natureza, incentivando novos hábitos de lazer e saúde em ambientes naturais.

Capa do livro Neurodesenvolvimento infantil em contato com a natureza, com a ilustração de uma árvores com traços maternos, sendo abraçada por uma criança.

Neurodesenvolvimento infantil em contato com a natureza

Publicação traz relatos e análises de experiências de 20 pesquisadoras e educadoras sobre a relação da natureza com o neurodesenvolvimento infantil.

Arte de fundo amarelo, com a frase

A Natureza na Rotina da Família

Qual é a dose de natureza que as crianças precisam? Em "A Natureza na Rotina da Família" você encontra as doses diárias,...

Página branca com moldura colorida com tintas. No topo da página está escrito em destaque: Mais crianças na natureza e mais natureza para as crianças. Na sequência está o texto da carta para os gestores públicos.

Carta aos(as) Gestores(as) Públicos(as)

Carta para gestores públicos com sugestões para proporcionar mais natureza para as crianças e suas famílias no pós-pandemia.

KIT Médico para Receitar Natureza

Você é médico? Que tal baixar este kit e aplicar com as famílias e pacientes no seu consultório?

Capa do Guia de Aprendizagem ao Ar livre em Jundiaí, com o título e o logo do programa Criança e Natureza sobre um retângulo verde. Logo abaixo, foto de crianças correndo em um terreno íngreme.

Guia de Aprendizagem ao Ar Livre

Material parte dos estudos de caso de três escolas do município de Jundiaí, que têm empreendido esforços no caminho do desemparedamento da...

,

Capa do guia “Parques tamanho família: Um novo olhar sobre a infância nas Unidades de Conservação do Brasil”, com o título em destaque e logo abaixo a ilustração de uma floresta, com pessoas caminhando e se divertindo. Em primeiro plano, está a ilustração de uma família, com duas crianças.

Parques tamanho família: Um novo olhar sobre a infância nas Unidades de Conservação do Brasil

Este guia aborda caminhos possíveis para tornar a visitação de unidades de conservação mais inclusivas, interessantes e convidativas para as crianças, colaborando...

Imagem com o título da pesquisa em destaque: The affective and conversational benefits of a walk in nature among mother–daughter dyads. Logo abaixo, a foto e nome das duas autoras.

The affective and conversational benefits of a walk in nature among mother–daughter dyads

Este estudo avaliou como o ambiente natural e o contexto social influenciam a relação e a comunicação entre mães e filhas.

Página de fundo branco com o título da pesquisa centralizado

Responding to Nature: Natural Environments Improve Parent-Child Communication

Este estudo é o primeiro a demonstrar que a comunicação humana é influenciada por ambientes naturais.

Página branca com o logo do NCPI - Núcleo Ciência pela Infância, no canto superior direito. No centro está escrito

O Bairro e o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância

Esse Working Paper reúne evidências recentes a respeito da influência que o território exerce sobre o desenvolvimento infantil, além de apresentar práticas...

Práticas Pedagógicas está escrito em destaque. Logo abaixo lê-se: Instituto Corrida Amiga. Capa branca com detalhes em vermelho.

Práticas Pedagógicas do Instituto Corrida Amiga

Desenvolvido de modo colaborativo, o livro Práticas Pedagógicas apresenta um compilado de atividades lúdico-pedagógicas.

Capa do livro nas cores verde, branco e roxo. Sobre um retângulo roxo está escrito em destaque o nome do livro: Pediatria Ambulatorial

Pediatria ambulatorial

Organizadoras Eliane Maria Garcez Oliveira da Fonseca e Tereza Sigaud Soares Palmeira Editora Manole País Brasil Ano 2021 Categoria Livros Numa parceria...

Livro verde com ilustrações de plantar em branco. No canto inferior esquerdo está escrito: Ninhos. Experiências de aprendizagem através de hortas escolares.

Ninhos: Experiências de aprendizagem através de hortas escolares

Livro didático da Ecomamor que busca despertar o interesse de crianças, adolescentes e adultos pela horta, e aprender com a natureza.

Sobre a imagem de uma cidade está escrito Pipeiros da Água Santa

Pipeiros da Água Santa

Sinopse Pipeiros da Água Santa é um documentário sobre uma tradição uma cultura e uma brincadeira. Uma brincadeira que reúne todas essas...

Composição gráfica com fundo rosa e fotografia em preto e branco de crianças na cidade. Em destaque está escrito: Diálogos entre Arquitetura, Cidade e Infância: territórios educativos em ação.

Diálogos entre Arquitetura, Cidade e Infância: territórios educativos em ação

Organizadora Giselle Arteiro Nielsen Azevedo Editora Paisagens Híbridas Ano 2019 Tipo de publicação Livro O livro “Diálogos entre Arquitetura, Cidade e Infância: territórios...