Ferramentas gratuitas para atividades ao ar livre

Ruas de Lazer 1

RUAS DE LAZER

As vidas nas cidades e o acelerado processo de urbanização têm evidenciado modelos de sociedade marcados por uma verdadeira privatização do espaço público. Garantir que eles existam minimiza os impactos da escassez de tempo e da vida cotidiana entre muros, tão comuns hoje em dia.

brincar ao ar livre

O BRINCAR E A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

As crianças são apaixonadas pelos espaços ao ar livre, vibram ao tocar e interagir com os outros seres vivos e anseiam por pesquisar e explorar o mundo natural. Cada uma dessas experiências nutre nas crianças o reconhecimento da importância das áreas protegidas para o ser humano e todas as outras formas de vida.

poster_cen_final_set

NATUREZA: UM DIREITO DE TODAS AS CRIANÇAS

O programa Criança e Natureza advoga pelo contato direto e cotidiano das crianças e adolescentes com a natureza como um direito. Neste pôster, que você pode baixar e imprimir, elaboramos uma lista de experiências às quais todas as crianças deveriam ter acesso na infância. Descubra quais são!

MANUAL COMO SER UM BOA PRAÇA

Manual com dicas, informações e casos práticos de como revitalizar praças públicas, o que pode ser feito e qual o caminho para torná-las excelentes locais para encontros do Grupo Natureza em Família

bike anjo

BICICLETA PARA UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL

Pedalar estimula habilidades físicas, conhecimento sobre sua capacidade diante dos riscos e também propicia a sociabilidade e cordialidade, tão importantes para o cotidiano dos centros urbanos.

SÉRIE #VIDANAPRAÇA

Você gostaria de morar em uma cidade mais humana, mais cheia de verde, com praças e parques bacanas para brincar? Para inspirar a todos na construção desse desejo, a partir desta semana, publicaremos uma série de posts com histórias e dicas produzidas pelo Movimento Boa Praça, parceiro do Programa Criança e Natureza.

80 ideias

80 IDEIAS PARA FAZER LÁ FORA

Ver uma estrela cadente, brincar com água, montar uma cabana… Existem muitos jeitos de se conectar com a natureza. E são muitas as atividades que podemos oferecer às crianças para que essa conexão aconteça. Este pôster, que você pode baixar e imprimir, traz 80 delas, que você pode ir marcando. Boa diversão ao ar livre!

capa_desemparedar

INFOGRÁFICOS DESEMPAREDAMENTO

Parte do conteúdo da publicação Desemparedamento da Infância: a escola como lugar de encontro com a natureza, esses quatro infográficos buscam apresentar ideias e estudos que nos mostram que a escola é lugar de experimentar-se em movimento, de encontros e de sentir-se bem, de sentido, significado e interesse e, é claro, de brincar.

KIT MEDICO

KIT MÉDICO PARA RECEITAR NATUREZA

Você é médico? Que tal baixar este kit e aplicar com as famílias e pacientes no seu consultório? A Anamnese ajuda a avaliar se as crianças e adolescentes estão precisando de mais natureza em suas rotinas, a Receita ajuda a orientar as famílias e a Ficha de Acompanhamento permite que eles levem sugestões e, na próxima consulta, vocês olhem juntos e façam um controle.

CeN_site

GRUPO NATUREZA EM FAMÍLIA

Você quer ir mais para a natureza com seus filhos, netos ou sobrinhos, mas não sabe muito bem como, onde ir e o que fazer? Acha que ir sozinho não é tão legal e quer achar mais famílias e crianças que queiram ir também? Comece um Grupo Natureza em Família com amigos e parentes e coloque mais tempo ao ar livre na agenda de passeios da sua família!

Desenho de crianças separando galhos e montando uma barraca com eles. No canto superior direito está escrito em verde  

GUIA ACAMPANDO COM CRIANÇAS

O guia tem como objetivo incentivar famílias a experimentarem uma maneira pouco frequente de incluir natureza na vida das crianças: acampar em áreas naturais protegidas, como as Unidades de Conservação. A publicação apresenta diversas dicas práticas, como locais apropriados para acampar com crianças, os equipamentos básicos necessários, orientações de segurança, dicas de alimentação e uma série de sugestões para quem vai se lançar em suas primeiras aventuras.