Acervo

Selecionamos alguns livros, estudos, vídeos e organizações internacionais que consideramos importantes para o aprofundamento no tema da conexão entre a criança e a natureza. Apontamos também algumas organizações brasileiras sensíveis ao tema.
Estamos trabalhando para incrementar a seleção dos trabalhos em português. Se você conhece algum estudo ou pesquisa sobre crianças e natureza, mande para nós!
O site do Children & Nature Network possui uma seção de pesquisas muito completa, onde você poderá acessar mais estudos e artigos em inglês.
  • Formatos

Take the Pledge to Be Out There

Há alegria e riqueza na experiência das crianças ao brincarem na natureza.

Help your Children to Wonder

É considerado a primeira publicação sobre o tema, influenciando o trabalho de muitos outros autores, inlcuindo Richard Louv.

Outdoor Play: Combating Sedentary Lifestyles

Increasingly sedentary lifestyles are contributing to overweight and other health concerns as children spend less time outside.

Natural Childhood

Provas convincentes de que as crianças estão apresentando sintomas do fenômeno conhecido como "Transtorno do Deficit de Natureza".

Re-Connecting the World’s Children to Nature

Este documento é um chamado para o compromisso e a ação em favor da conexão da criança com a natureza.

Play, Naturally

Esta publicação sugere que há provas substanciais de que as crianças têm uma grande sensibilidade para o mundo natural.

Position Statement on Active Outdoor Play

É o resultado da revisão sistemática das evidências científicas sobre o balanço entre os benefícios e os prejuízos do brincar ao ar...

Natural Play & Learning Places

Foco a descrição de como devem ser os espaços que proporcionam o brincar e o aprendizado com a natureza e na natureza.

Connecting Today’s Kids with Nature: Action Guide

Panorama bastante detalhado das questões que envolvem a conexão - ou a falta de conexão - entre as crianças e a natureza.

Whole Child: developing mind, body and spirit through outdoor play

Dados que fundamentam a ideia de que o livre brincar na natureza e o tempo ao ar livre nutrem a mente, o...

Escola e Natureza: o olhar das crianças da Comunidade das Pedras. Vargem Grande-Teresópolis (RJ)

Esta pesquisa teve foco nas relações das crianças da Comunidade das Pedras (Teresópolis-RJ) entre si e na/com a natureza.

Percepção ambiental infantil em ambientes naturais protegidos

Este estudo visou explorar e descrever as percepções infantis de ambientes naturais protegidos da Mata Atlântica no Brasil.

A influência do contexto ecológico no desenvolvimento infantil: estudo de caso na Bahia

Estudo de caso foi analisar a influência de dois contextos ecológicos distintos no desenvolvimento infantil.

A Infância e o Brincar na Natureza

O objetivo é estudar a produção acadêmica brasileira a respeito do brincar infantil em contato com a natureza

Entre o exposto e o escondido, marcas e vestígios de pátios de escolas de Educação Infantil

Esta tese faz um levantamento da situação dos espaços físicos de escolas públicas em oito municípios do estado do Rio de Janeiro.

Para uma educação da sensibilidade

Trata-se de um projeto de educação infantil cuja proposta é a educação pela sensibilidade.

Criança e Natureza: uma relação de sensibilidade e encantamento

Estudo sobre a relação entre a criança pequena e a natureza.

Crianças, Natureza e Educação Infantil

Tem como fundo a idéia de que há uma relação entre a degradação ambiental e desatenção às necessidades e desejos das crianças.

Relações e concepções de crianças com/sobre a natureza

Estudo das relações entre crianças e natureza, realizada em escola pública do Rio de Janeiro.

O ambiente na escola

Este artigo estuda a presença de natureza nos espaços educacionais, avaliando o ambiente físico para crianças até 7 anos.