De mãos dadas com a natureza

Inspiração e dicas para aproximar as crianças e adolescentes do mundo natural!

6 MANEIRAS SIMPLES DE INCLUIR NATUREZA NO DIA A DIA

Faça pequenas caminhadas pelo bairro

Faça pequenas caminhadas pelo bairro

Mesmo uma voltinha, com máscara e mantendo todos os cuidados sanitários, já traz saúde e bem-estar, além de estimular o senso de pertencimento e promover autonomia.

Descubra no vídeo Caminhando com Tim Tim tudo o que uma criança pequena vive em algumas quadras.

Cuide de uma planta

Cuide de uma planta

Entregar vasos ou um pedaço de terra para que crianças possam cultivá-la da maneira que acharem melhor proporciona excelentes aprendizados! Conhece o projeto TiNis? Ele propõe que crianças e adolescentes cultivem algo para si, para os outros e para a natureza, e tem todas as dicas para começar agora!

Assista, ouça e leia sobre natureza para as crianças

Assista, ouça e leia sobre natureza para as crianças

Livros, filmes e podcasts são uma maneira de aproximar a natureza, mesmo estando dentro de casa. Aqui vai uma pequena seleção:

Livros: Biblioteca da Floresta Pequeno Guia Estético de Insetos e Plantas da Mata Atlântica

Documentários: Terra à Noite e Nosso Planeta

Podcasts: Pirimbim e Vinte Mil Léguas

Ofereça brinquedos e brincadeiras com elementos naturais

Ofereça brinquedos e brincadeiras com elementos naturais

Folhas, troncos e sementes permitem que as crianças imaginem e construam os objetos e fantasias que desejam. Deixá-las brincar com esses elementos é o melhor modo de conectá-las com cheiros, texturas, cores e sensações que só a natureza proporciona! O Almanaque de Ideais Craft para Fazer na Natureza tem várias ideias criativas!

Escolha 1 dia para desconectar

Escolha 1 dia para desconectar

A semana está corrida? As crianças acabam não tendo muitas oportunidades de brincar do lado de fora? Escolha um dia do final de semana e faça a experiência de largar os eletrônicos e curtir alguma atividade em família! Vale jogar um jogo, contar histórias ou, se for possível, ir a uma praça ou parque, com máscara e todos os cuidados necessários.

Identifique as espécies que há na sua casa

Identifique as espécies que há na sua casa

Talvez você não tenha reparado, mas, mesmo em apartamentos, existem muitos seres vivos – além da sua família, de plantas ou animais de estimação! Insetos, pássaros que dá para ver da janela e outros bichos que podem render boas observações e papos. Que tal fazer essa investigação? No texto Qual é a natureza da sua casa?, o biólogo Luccas Longo dá o caminho. Confira!

Tem outras dicas para conectar crianças e adolescentes com a natureza?
Poste nas redes e marque com a hashtag #CriançaeNatureza!

PARA INCLUIR UM TIQUINHO MAIS

80-ideias

Montamos um cartaz com 80 ideias para fazer lá fora!

Algumas podem ser até adaptadas para dentro de casa, se o momento não permitir saídas. Você pode ir completando as atividades e marcando junto com as crianças!

borabalançar

Instale um balanço numa árvore! 

Com cordas e um pedaço de tábua, é bem simples garantir essa diversão! Vale instalar no quintal, numa praça próxima ou na árvore em frente de casa. O vídeo “Bora Balançar?” mostra o passo-a-passo!

PARA IR ALÉM

O vídeo Tempo do Brincar fala sobre a importância de brincar livre na natureza, num tempo que seja natural da criança, para estimular a criatividade e a autonomia.

PARA SE INSPIRAR E INSPIRAR OUTROS

Arte de fundo verde. Em destaque o logo do filme O Começo da Vida 2 Lá fora, nas cores branco e rosa. Ao fundo uma fotomontagem de um garoto negro pisando na terra com galochas verdes, segurando um catavento em uma mão e um ramo de árvore na outra. Do lado direito e em destaque, vemos uma fotomontagem composta por uma garota branca sentada vestindo uma capa de chuva com a cidade ao fundo.

Assista e recomende o filme O Começo da Vida 2: Lá Fora para conhecidos, amigos, nos grupos… O documentário está disponível no Netflix e em outras plataformas digitais e é uma forma de sensibilizar mais pessoas sobre o tema!

poster_cen_final_set-356x500

Baixe e imprima o cartaz com a Declaração dos direitos das crianças à natureza! Você pode pendurá-lo na praça do seu bairro, no seu trabalho ou prédio, para inspirar mais famílias a se conectarem com o mundo natural.

Você faz algo pela reconexão das crianças e adolescentes com a natureza? Mesmo que seja simples? Conte sua história para a gente! Escreva para movimento@criancaenatureza.org.br ou poste nas redes sociais e marque com a hashtag #CriançaeNatureza!