Justiça Climática e Socioambiental

Conheça nossa atuação na garantia dos direitos das infâncias e da nossa outra mãe: a Terra

Crianças e Natureza: prioridade absoluta

As crianças, por estarem ainda em desenvolvimento, são mais suscetíveis a alterações em seu meio ambiente. Problemas como poluição, escassez de alimentos, água não potável ou precariedade no saneamento e higiene, provocados por migrações, secas, enchentes, ondas de calor e outros fenômenos causados pela crise climática as atingem de modo mais duro.  Isso ocorre porque muitos de seus sistemas, como o imunológico, e órgãos como o cérebro e os pulmões, ainda não amadureceram. As crianças respiram mais ar, bebem mais água e ingerem mais comida por quilo de peso do que os adultos, o que as torna mais vulneráveis. Anualmente, cerca de 175 milhões de crianças vêm sendo afetadas em todo o mundo. Dados de 2016, levantados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que 5,6 milhões de crianças com menos de 5 anos morreram no mundo devido a doenças e condições relacionadas ao meio ambiente.

Para assegurar a todas as crianças e adolescentes, com absoluta prioridade, o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, como proclama nossa Constituição em seus artigos 225 e 227, o programa Criança e Natureza vem trabalhando com uma equipe de advogados que, aliada a vários parceiros, se mobiliza para fomentar reflexão a respeito da importância da justiça climática e socioambiental e defender, no sistema de justiça e por meio de incidência política, os direitos das crianças, dos adolescentes e também da natureza. A ideia é evitar que aqueles que menos contribuíram para a crise climática e que menos se beneficiaram dos modelos de produção e consumo que a provocaram, como as crianças e outros grupos sociais vulneráveis, não sejam justamente os que mais sofram suas consequências. Conheça os temas nos quais atuamos:

TEMAS DE ATUAÇÃO

Emergência Climática

O que significa e que ações vêm sendo praticadas

Criança próxima a uma árvore, olhando para o alto.

Desmatamento e queimadas

Por que afetam quem vive nas cidades – em especial as crianças?

Criança soprando um dente de leão.

Qualidade do ar

Crianças precisam de ar limpo para crescer com saúde

Criança pulando em um rio

Racismo Ambiental

Como a emergência climática atinge diferentes grupos da sociedade e a busca por justiça nas soluções

NOTÍCIAS

“A natureza está gritando, pedindo ajuda. Precisamos ouvir”

A ativista Indígena Txai Suruí, fundadora do movimento da Juventude Indígena de Rondônia, foi a única brasileira a discursar na abertura oficial da Conferência da Cúpula…

COP26: é possível unir o mundo pelas crianças, pela natureza e pela vida?

Diante da rapidez e da intensidade com que as mudanças do clima vêm acontecendo, uma série de direitos básicos das gerações presentes e futuras estão ameaçados….

Justiça Climática: esperança, resiliência e a luta por um futuro sustentável

Relatos de pessoas afetadas pela poluição do ar, de gente que luta para manter suas terras diante de marés cada vez mais altas ou de agricultores…

Ansiedade climática: como lidar com um futuro assustador?

Uma pesquisa recente, realizada com 10 mil adolescentes e jovens ao redor do mundo mostrou que eles estão sofrendo de “ansiedade climática”. Embora espalhados por 10…