Entrevistas

114585640_1632953223518434_5164174893570422532_n

15/10/20 Educação, saberes e natureza: o que aprendemos ao ar livre?

Silvia Lignon, diretora-fundadora da Escola Amigos do Verde, é uma entusiasta-participativa das infâncias, educação e natureza, se assim podemos dizer. Com uma longa trajetória de mais de 30 anos como educadora, ela destaca e tem como método de trabalho e de vida a escuta amorosa...

Leia mais
Leia mais
IMG_7860

08/10/20 Como a medicina pode contribuir para infâncias mais ricas em natureza?

Luiza Menezes é médica pediatra, pós-graduada em saúde mental infantil e também é mãe. Ela mantém um perfil no Instagram, o @infancia_fora_da_caixa, no qual fala sobre pediatria baseada em evidências científicas e maternidade baseada em vivência afetiva. Nesta entrevista exclusiva, Luiza destaca os benefícios de uma...

Leia mais
Leia mais
menina_cidade

16/06/20 É na cidade e com a cidade que a gente se encontra!

Com o nascimento do filho, a arquiteta urbanista Juliana Marques Awad despertou um novo olhar para a cidade, um que refletia o encantamento e maravilhamento do filho para o mundo. Assim nasceu o Cidadeiras, projeto que visa potencializar as relações das crianças com as cidades,...

Leia mais
Leia mais
Foto: Prefeitura de Jundiaí

03/02/20 A participação das crianças pode transformar as cidades

Para se tornar uma Cidade Amiga das Crianças, Jundiaí criou em 2018 um comitê com 28 crianças do Município, que se reúnem mensalmente para discutir e pensar o lugar onde vivem. Sylvia Angelini, diretora de urbanismo da cidade, contou pra gente sobre como a política funciona...

Leia mais
Leia mais
Meninas e amarelinha

06/12/19 A cidade como território educativo

O desenvolvimento urbano tem promovido um cotidiano cada vez mais preenchido por atividades que enclausuram e privatizam a infância, controlam seus corpos e ações e sistematizam seu tempo livre. Nesta entrevista, a arquiteta e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ, Giselle Arteiro, fala sobre como este...

Leia mais
Leia mais
PSG_0009

01/10/19 Por que é preciso escutar as crianças?

Adriana Friedmann é doutora em Antropologia, mestre em Educação e pedagoga. Desde os anos 80, atua como pesquisadora em instituições de educação e cultura. Criadora e coordenadora do Mapa da Infância Brasileira e do NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento), desenvolve...

Leia mais
Leia mais
Crianças na floresta

05/09/19 Natureza pra quê?

Cláudio Maretti, especialista em áreas protegidas, explica o valor e os serviços que a natureza nos proporciona  Ter áreas de natureza preservada nos ajuda ou impede nosso desenvolvimento econômico? Quanto valem os ecossistemas? Cláudio Maretti, doutor em geografia, consultor e especialista em áreas protegidas, e vice-presidente...

Leia mais
Leia mais
Nosso Quintal Fev 2017-38

16/08/19 Natureza: um ótimo remédio

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda. Aqui, a pediatra Evelyn Eisenstein explica por que algumas doses de natureza ajudam a prevenir – e curar – várias doenças Pais e mães de crianças e adolescentes têm recebido receitas diferentes ao final da consulta com a pediatra Evelyn...

Leia mais
Leia mais