Entrevistas

Velas iluminam cartaz com desenho do planeta e a frase:

27/04/21 O futuro em nossas mãos

A produtora audiovisual Clara Ramos, mãe da Cora, de 12 anos, e da Irene, de 9 anos, é cofundadora do grupo Famílias pelo Clima. Formado por pais, mães, tios, tias e outros familiares, o grupo se uniu aos jovens do movimento internacional Fridays for Future,...

Leia mais
Leia mais

15/10/20 Educação, saberes e natureza: o que aprendemos ao ar livre?

Silvia Lignon, diretora-fundadora da Escola Amigos do Verde, é uma entusiasta-participativa das infâncias, educação e natureza, se assim podemos dizer. Com uma longa trajetória de mais de 30 anos como educadora, ela destaca e tem como método de trabalho e de vida a escuta amorosa...

Leia mais
Leia mais

08/10/20 Como a medicina pode contribuir para infâncias mais ricas em natureza?

Luiza Menezes é médica pediatra, pós-graduada em saúde mental infantil e também é mãe. Ela mantém um perfil no Instagram, o @infancia_fora_da_caixa, no qual fala sobre pediatria baseada em evidências científicas e maternidade baseada em vivência afetiva. Nesta entrevista exclusiva, Luiza destaca os benefícios de uma...

Leia mais
Leia mais

16/06/20 É na cidade e com a cidade que a gente se encontra!

Com o nascimento do filho, a arquiteta urbanista Juliana Marques Awad despertou um novo olhar para a cidade, um que refletia o encantamento e maravilhamento do filho para o mundo. Assim nasceu o Cidadeiras, projeto que visa potencializar as relações das crianças com as cidades,...

Leia mais
Leia mais

03/02/20 A participação das crianças pode transformar as cidades

Por Raika Julie Moisés Na sua visão de gestora pública, em que consiste uma cidade amiga da criança? É uma cidade que proporciona um conjunto de vivências e experiências para as crianças, que contribuem para seu pleno desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico e emocional. Uma cidade amiga da...

Leia mais
Leia mais

06/12/19 A cidade como território educativo

O desenvolvimento urbano tem promovido um cotidiano cada vez mais preenchido por atividades que enclausuram e privatizam a infância, controlam seus corpos e ações e sistematizam seu tempo livre. Nesta entrevista, a arquiteta e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ, Giselle Arteiro, fala sobre como este...

Leia mais
Leia mais
Um grupo de crianças está sobre um monte coberto de grama. Elas sorriem animadas enquanto uma delas até joga as mãos para cima feliz.

01/10/19 Por que é preciso escutar as crianças?

Adriana Friedmann é doutora em Antropologia, mestre em Educação e pedagoga. Desde os anos 80, atua como pesquisadora em instituições de educação e cultura. Criadora e coordenadora do Mapa da Infância Brasileira e do NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento), desenvolve...

Leia mais
Leia mais

05/09/19 Natureza pra quê?

Cláudio Maretti, especialista em áreas protegidas, explica o valor e os serviços que a natureza nos proporciona  Ter áreas de natureza preservada nos ajuda ou impede nosso desenvolvimento econômico? Quanto valem os ecossistemas? Cláudio Maretti, doutor em geografia, consultor e especialista em áreas protegidas, e vice-presidente...

Leia mais
Leia mais