De férias com a natureza

5 dicas para incluir mais verde na vida das crianças nestas férias escolares
Grupo de pessoas embaixo de uma árvore. Duas crianças estão nos galhos da árvore.

21 jun De férias com a natureza

As férias estão chegando e é hora de aproveitar para desconectar as crianças das telas e vivenciar momentos de troca e diversão! Seja dentro de casa, na sua própria cidade ou em viagens para áreas mais remotas, estar ao ar livre e curtir com e na natureza será a melhor pedida para restaurar as energias e promover o bem-estar físico e emocional. Pensando nisso, preparamos 5 sugestões para umas férias repletas de momentos especiais em contato com a natureza!

Criança colhendo uma couve plantada em um vaso.

Heitor, aluno da escola Pé de Gente (SP), colhendo couve em sua TiNis

  1. Crie uma TiNi! 

Aprender sobre ciclos, sementes e ver uma planta brotar dá às crianças autonomia, paciência e conhecimentos que elas levarão para toda a vida. O projeto Tinis -Terra das Crianças busca fortalecer o vínculo entre as crianças e a natureza por meio do plantio. E para começar, basta oferecer um pedaço de terra ou 3 vasos nos quais elas possam cultivar algo para si mesmas, como um vegetal que gostem de comer ou uma flor que as encante, algo para quem elas amam e algo para a própria natureza, como uma planta que alimente pássaros ou atraia insetos. Que tal trocar ideias com vizinhos ou avós, pesquisar ou recolher mudas pelo bairro e começar uma TiNi nestas férias? O Guia para pequenos criadores de TiNis traz dicas de plantio e ideias para deixar o espaço do jeitinho das crianças, como escolher um nome e decorá-la. Mãos à terra!

  1. Faça passeios e gincanas pelo bairro

Reúna os pequenos e saia pelo bairro para uma caminhada-desafio. Quem avista o primeiro passarinho? E a primeira fruta numa árvore? Quem encontra uma semente? E a folha mais interessante? A flor mais bonita? Vale ir conversando e observando o local, à medida que ele vai sendo desbravado. Também é bacana recolher gravetos, folhas, sementes, flores que depois podem ser utilizados em atividades como pintura, criações de mandalas, desenhos e até construções de brinquedos ou, se houver espaço, de cabanas! No Almanaque de Ideias Craft para Fazer na Natureza, produzido pela artesã Estéfi Machado, você encontra 30 ideias inspiradoras!

  1. Promova piqueniques e dias de brincadeira em praças e parques

Não é preciso ir muito longe nem gastar demais. Que tal conhecer novas praças ou parques de sua cidade nestas férias? No GPS da Natureza você encontra dicas de locais e atividades para fazer. Quer uma ideia? Convide uma família amiga para um piquenique e promova uma “troca de brincadeiras”: cada um ensina uma brincadeira ou jogo de que gosta ou que praticava na sua infância.

  1. Acampe com as crianças – no quintal, na praia ou na floresta!

Acender uma fogueira, conversar e cantar ao redor dela e dormir sob as estrelas. Essas são algumas das vivências únicas e inesquecíveis de um acampamento. Nestas férias, que tal montar uma barraca – no quintal de casa ou em locais mais remotos – e experimentar a aventura de passar a noite do lado de fora? Nosso Guia Acampando com as Crianças traz dicas e sugestões para quem deseja experimentar esse tipo de viagem que vai ficar na memória!

Crianças com mochilas e equipamentos para fazer trilhas em frente a placa do Parque Nacional do Itatiaia

Crianças preparadas para se aventurar em uma trilha no Parque Nacional do Itatiaia

  1. Visite as áreas protegidas do nosso país

As crianças têm um espírito explorador e vibram ao tocar ou interagir com outros seres vivos. Essas experiências ajudam no seu desenvolvimento integral e nutrem lembranças para toda a vida. Que tal uma viagem para conhecer uma Unidade de Conservação? No site da campanha Um dia no parque é possível localizar um parque para visitar e realizar passeios diferentes. A busca pode ser feita por estado, cidade ou por bioma! Levar as crianças para conhecerem nosso patrimônio natural é uma oportunidade de mostrar a elas toda a diversidade do nosso país e a necessidade de preservá-la e valorizá-la.