Obesidade em crianças e adolescentes: uma responsabilidade compartilhada
A obesidade é uma doença multifatorial que afeta, atualmente, 124 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. O cenário no Brasil não é diferente e segue as tendências mundiais, em especial as que se referem aos países em desenvolvimento, onde a epidemia de obesidade tende a se agravar nos próximos anos. Entendendo o assunto como uma importante questão de saúde pública, o Instituto Alana e o Instituto Desiderata, com o apoio de outras organizações parceiras, lançaram o infográfico Obesidade em Crianças e Adolescentes: uma responsabilidade compartilhada.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO
Cidades para brincar e sentar: uma mudança de perspectiva para o espaço público
A publicação apresenta um passo a passo do processo de intervenção no espaço público nas cidades de Griesheim e Brühl, que levou em conta a participação e os interesses de crianças, idosos e de quem tem mobilidade reduzida. O texto detalha as etapas do planejamento e a identificação de rotas relevantes, mapeadas por crianças e idosos, que resultaram na escolha dos locais para a instalação de objetos para brincar e sentar, nas duas cidades alemãs.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO
A brincadeira e o brinquedo precisam do plástico?
Informativo produzido pelo Instituto Alana, com apoio dos programas Criança e Natureza, Território do Brincar e Criança e Consumo, contendo alternativas para brincar com elementos naturais e favorecer o desenvolvimento e a saúde das crianças e do meio ambiente.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO
Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes
O Manual, elaborado pelo Grupo de Trabalho em Saúde e Natureza – parceria do programa Criança e Natureza com a Sociedade Brasileira de Pediatria, visa orientar e inspirar famílias, pediatras e educadores a respeito da importância do convívio de crianças e adolescente em meio à natureza para a saúde e bem-estar.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO
ACCEDA EL CONTENIDO COMPLETO EN ESPAÑOL
Cidades mais ricas em natureza – entrevista com Richard Louv
Esta entrevista traz temas relevantes sobre a relação da criança com a natureza e apresenta também experiências inspiradoras que podem contribuir para que as cidades brasileiras se tornem mais ricas em natureza. Com o intuito de contribuir com o tema entre os gestores públicos, as perguntas foram formuladas pelo GT Criança e Adolescente da Rede Nossa São Paulo para o jornalista norte-americano Richard Louv, autor do best-seller A Ultima Criança na Natureza.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO
A Última Criança na Natureza
O livro apresenta uma abrangente síntese de pesquisas que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem estar físico, emocional, social e acadêmico.
Seu autor, Richard Louv, jornalista e fundador do Movimento Criança e Natureza, cunhou pela primeira vez o termo Transtorno do Déficit de Natureza (TDN) e chamou, assim, a atenção da comunidade internacional para o impacto negativo da falta da natureza na vida das crianças.
Além de alertar para o tema, o livro oferece soluções práticas e simples para restabelecer a conexão entre a criança e a natureza. Muitas são aplicáveis em nosso próprio quintal. Esse trabalho catalisou um grande movimento nos Estados Unidos, que rapidamente alcançou outros países.
A criança na natureza é uma espécie em extinção
A saúde da criança e a saúde do planeta são inseparáveis
A Última Criança na Natureza já foi traduzido para 15 idiomas, publicado em 20 países e ultrapassou a marca de 500 mil cópias vendidas. O Instituto Alana traduziu o livro para o português e, assim, pretende ampliar significativamente o alcance dessa mensagem fundamental para a compreensão e o tratamento do tema criança e natureza no mundo.