Publicações e artigos

Obesidade em crianças e adolescentes: uma responsabilidade compartilhada

A obesidade é uma doença multifatorial que afeta, atualmente, 124 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. O cenário no Brasil não é diferente e segue as tendências mundiais, em especial as que se referem aos países em desenvolvimento, onde a epidemia de obesidade tende a se agravar nos próximos anos. Entendendo o assunto como uma importante questão de saúde pública, o Instituto Alana e o Instituto Desiderata, com o apoio de outras organizações parceiras, lançaram o infográfico Obesidade em Crianças e Adolescentes: uma responsabilidade compartilhada.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

Cidades para brincar e sentar: uma mudança de perspectiva para o espaço público

A publicação apresenta um passo a passo do processo de intervenção no espaço público nas cidades de Griesheim e Brühl, que levou em conta a participação e os interesses de crianças, idosos e de quem tem mobilidade reduzida. O texto detalha as etapas do planejamento e a identificação de rotas relevantes, mapeadas por crianças e idosos, que resultaram na escolha dos locais para a instalação de objetos para brincar e sentar, nas duas cidades alemãs.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

A brincadeira e o brinquedo precisam do plástico?

Informativo produzido pelo Instituto Alana, com apoio dos programas Criança e Natureza, Território do Brincar e Criança e Consumo, contendo alternativas para  brincar com elementos naturais e favorecer o desenvolvimento e a saúde das crianças e do meio ambiente.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

Guia Acampando com Crianças

O guia tem como objetivo incentivar famílias a experimentarem uma maneira pouco frequente de incluir natureza na vida das crianças: acampar em áreas naturais protegidas, como as Unidades de Conservação. A publicação apresenta diversas dicas práticas, como locais apropriados para acampar com crianças, os equipamentos básicos necessários, orientações de segurança, dicas de alimentação e uma série de sugestões para quem vai se lançar em suas primeiras aventuras.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes 

O Manual, elaborado pelo Grupo de Trabalho em Saúde e Natureza – parceria do programa Criança e Natureza com a Sociedade Brasileira de Pediatria, visa orientar e inspirar famílias, pediatras e educadores a respeito da importância do convívio de crianças e adolescente em meio à natureza para a saúde e bem-estar.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

ACCEDA EL CONTENIDO COMPLETO EN ESPAÑOL

Desemparedamento da Infância: a escola como lugar de encontro com a natureza

A obra sistematiza caminhos do processo de ressignificação dos espaços escolares como lugares potenciais para o encontro da criança com a natureza e como essa conexão pode favorecer seu desenvolvimento e aprendizado.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

ENGLISH VERSION

Infográfico: Escola é lugar de experimentar-se em movimento

Artigos Conexão Planeta

Confira os artigos que produzimos para o site sobre temas da infância e da importância da re-inclusão das crianças na natureza.

Laís Fleury

Bebel Barros

Paula Mendonça

Raika Julie Moisés

 

Cidades mais ricas em natureza – entrevista com Richard Louv

Esta entrevista traz temas relevantes sobre a relação da criança com a natureza e apresenta também experiências inspiradoras que podem contribuir para que as cidades brasileiras se tornem mais ricas em natureza. Com o intuito de contribuir com o tema entre os gestores públicos, as perguntas foram formuladas pelo GT Criança e Adolescente da Rede Nossa São Paulo para o jornalista norte-americano Richard Louv, autor do best-seller A Ultima Criança na Natureza.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

A Última Criança na Natureza

O livro  apresenta uma abrangente síntese de pesquisas que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem estar físico, emocional, social e acadêmico.

Seu autor, Richard Louv, jornalista e fundador do Movimento Criança e Natureza, cunhou pela primeira vez o termo Transtorno do Déficit de Natureza (TDN) e chamou, assim, a atenção da comunidade internacional para o impacto negativo da falta da natureza na vida das crianças.

Além de alertar para o tema, o livro oferece soluções práticas e simples para restabelecer a conexão entre a criança e a natureza. Muitas são aplicáveis em nosso próprio quintal. Esse trabalho catalisou um grande movimento nos Estados Unidos, que rapidamente alcançou outros países.

A criança na natureza é uma espécie em extinção
A saúde da criança e a saúde do planeta são inseparáveis

A Última Criança na Natureza já foi traduzido para 15 idiomas, publicado em 20 países e ultrapassou a marca de 500 mil cópias vendidas. O Instituto Alana traduziu o livro para o português e, assim, pretende ampliar significativamente o alcance dessa mensagem fundamental para a compreensão e o tratamento do tema criança e natureza no mundo.

[[ COMPRE AQUI ]]

OEBSIDADE_CAPA

Cidades_sentar_brincar

a brincadeira e o plástico

Guia Acampando com Crianças_Capa

manual_orientacao_sbp_cen-01

capa_desemparedar

 

conexão planeta

capa_livreto_richard_louv