Aprenda a construir brinquedos com elementos naturais!

Um guia gratuito que mostra, passo a passo, como construir brinquedos e mobiliários criativos com elementos da Natureza
Foto mostra duas meninas, de costas, brincando em uma cozinha da floresta com seus utensílios naturais, instalada numa área verde ampla e arborizada, na qual há outros brinquedos naturalizados. Ao fundo, um menino caminha sobre uma trave de equilíbrio.

13 mar Aprenda a construir brinquedos com elementos naturais!

Um lugar para brincar, se encontrar e contemplar. Com muita sombra, plantas e oportunidades para interagir com a Natureza. Com brinquedos desafiadores e partes soltas para poder criar. Assim são os Parques Naturalizados! Neles, os móveis, as estruturas e os brinquedos naturais são construídos com elementos como troncos, galhos, bambus, plantas, barro…

Isso faz com que as crianças e os adultos possam brincar de modo mais livre e ativo. Além de trazer benefícios para as pessoas, os Parques Naturalizados fazem bem às cidades, já que permitem a ampliação de suas áreas verdes, a reutilização de podas e ajudam a regular a temperatura e abrigar passarinhos e outras espécies.

Mas como construir esses lugares com brinquedos naturais?

Planejar e implementar um parque naturalizado requer um amplo repertório de brinquedos, estruturas e mobiliário. Para facilitar a tarefa de arquitetos, gestores públicos, mestres de obras e de todos aqueles que se interessam e querem produzir móveis e brinquedos mais orgânicos e criativos, reaproveitando materiais, o Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, está lançando, gratuitamente, um material com 14 ideias de brinquedos e mobiliários.

Criança escalando um brinquedo feito de madeira, que integra o guia de brinquedos naturais.

Parque Naturalizado em Fortaleza, CE. Foto: Tibico

Esse guia mostra, passo a passo, como executar cada ideia, lista as possibilidades, traz dicas de manutenção e ainda ajuda a entender como as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) se aplicam a cada uma das estruturas.

Você pode ver cada uma das propostas e escolher por onde começar a colocar as mãos na massa, tudo on-line e se quiser, pode baixar no seu computador a ficha de cada um dos brinquedos naturais do guia.

As possibilidades incluem brinquedos como uma cozinha da floresta, estruturas para subir como estrelas feitas de bambu, forninhos de barro e diferentes tipos de cabanas, que vão das mais simples às mais elaboradas. Nossa intenção é que este material, que irá sendo incrementado com o tempo, funcione como o pontapé inicial para criar, montar e experimentar novas estruturas.

As crianças de sua casa, escola, bairro e cidade vão agradecer essa oportunidade de brincar de forma mais ativa, livre e criativa!  Temos certeza de que você também vai se divertir!

Clique aqui e acesse o material completo!